"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Estamos com Palestina



Por Estado-Maior das FARC-EP
A causa da Palestina consegue comover os alicerces da alma humana porque reflete o mais elementar dos anseios de justiça.
Não se requer apelar a construções teóricas nem a teses econômicas ou sociais para compreender a inesgotável razão que a acompanha e inspira.
É o pequeno e frágil Davi que enfrenta ao poderoso e soberbo Golias, o menino que com uma pedra na mão se põe de pé frente a um tanque de guerra.
É o pranto dolorido de uma mulher que recebe o cadáver metralhado de seu filho. É o gemido do pai que encontra sua casa derrubada com os corpos de seus filhos dentro.
Não cabem argumentos rebuscados na história ou na lenda a fim de contradizê-la. Nenhum povo tem direito a fundar sua violência em fatos perdidos na névoa dos tempos.
Se a alguém lhe ocorresse sustentar que Nova Iorque, Buenos Aires ou Rio de Janeiro deveriam ser evacuadas e repovoadas por tribos americanas ancestrais, tratariam-no de louco.
Mais de cinco séculos são suficientes para entendê-lo, lhe diriam. Por isso soam absurdas as alegações fundamentadas em direitos que dizem remontar-se a dois mil anos atrás.
A causa da justiça sempre tem encontrado grandes dificuldades quando se trata de enfrentar o dinheiro e o poder que dele deriva. Estes a perturbam e infamam.
A verdade costuma ser massacrada pelo ruído dos aviões de guerra e das bombas. A lógica da mentira marcha ao compasso da sola das botas dos exércitos.
O jogo dos interesses obriga a olhar para o lado para desentender-se da iniquidade exposta ante os olhos. Nenhuma soma ou recompensa pode contar mais que o sorriso de uma menina.
Palestina sofre e chora solitária ante uma humanidade que parece ter perdido o decoro. A indiferença frente a dor e ao sofrimento alheios é a semente da ruindade.
Estamos com Palestina, com seu clamor e sua luta. Com suas mães confinadas nos guetos de agora. Com seus velhos, sua infância e suas mulheres. Com seus homens, com sua causa, com sua intifada.

--