"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 30 de julho de 2015

SOLIDARIEDADE AO POVO COLOMBIANO NA LUTA PELA PAZ COM JUSTIÇA SOCIAL E LIBERDADES DEMOCRÁTICA. CESSAR-FOGO BILATERAL JÁ!


(Nota Política do PCB)

O Partido Comunista Brasileiro vem a público saudar o início de mais um cessar-fogo unilateral decretado pelas FARC-EP, numa nova demonstração de interesse na busca pela paz com justiça social e liberdades democráticas que ponha fim ao conflito militar colombiano, que já dura mais de meio século.
Por outro lado, saudamos também o compromisso assumido pelas partes no sentido de, reciprocamente, iniciarem um processo de redução das hostilidades militares, tendo como objetivo um desejável cessar-fogo bilateral. Outra novidade importante é o consenso em torno da incorporação, na mesa de diálogos de Havana, de delegações da ONU e da UNASUL, que apoiarão os mecanismos de monitoramento e verificação dos acordos que venham a ser celebrados.
Expressamos nossa irrestrita solidariedade a todas as forças políticas e movimentos populares que lutam na Colômbia por profundas mudanças sociais e políticas capazes de superar as injustiças e a violência, estatal e paraestatal, que deram causa ao conflito militar.
Para pavimentar e viabilizar o caminho da paz, será fundamental que o estado colombiano desmonte as estruturas paramilitares e promova de imediato a libertação dos milhares de presos políticos que penam em seus cárceres, em sua maioria esmagadora presos de consciência.
Finalmente, esperamos que o governo brasileiro, além de compor a delegação da UNASUL na mesa de Havana, se junte aos países fiadores (Cuba e Noruega) e acompanhantes (Venezuela e Chile) dos diálogos pela paz na Colômbia, que interessa a todos os povos da América Latina, em especial se vier acompanhada, como se espera, da retirada das diversas bases militares do imperialismo estadunidense instaladas no território colombiano.
Brasil, 26 julho de 2015
PCB - Partido Comunista Brasileiro
Comissão Política Nacional