"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 7 de julho de 2015

Mobilização total em defesa dos diálogos de paz de Habana (Cuba)


Por Nelson Lombana Silva
O processo de diálogo de paz entre o movimento insurgente das FARC-EP e o governo Santos que vem se desenvolvendo na gloriosa e invencível pátria de José Martí, Cuba, sempre transitou pelo fio de uma navalha ou da espada de Dâmocles. A razão é elementar: Os interesses das partes em conflito são antagônicos: Enquanto o governo se obceca em defender os interesses da classe dominante [oligarquia], o movimento insurgente trata de defender os interesses da classe dominada [proletariado, povo].
Quer dizer, as duas concepções de paz que esgrimem são opostas. Enquanto o governo nacional embandeira a pax romana, a paz dos vencidos, a paz sem mudanças estruturais, o movimento insurgente defende a paz com justiça social, isto é, com mudanças estruturais, com reformas que levem a melhorar as condições de vida dos 47 milhões de colombianos.
A complexidade do conflito colombiano, que já supera os 50 anos, não pode ser resolvida da noite pro dia nem no tapetão, como se faz com frequência no congresso nacional para apoiar as leis em favor da classe dominante e contra a classe dominada.
Fazer crer ao povo colombiano por meio da força bruta de que três anos são muitos, não é mais que um ataque adicional da direita e da extrema-direita em seus pérfidos interesses de fazer arrebentar o processo de paz que vem se tecendo em Cuba. Fazem-no não por ingenuidade e sim porque estão em jogo seus mesquinhos interesses econômicos. A paz para o povo é um tesouro, para a oligarquia o é a guerra. Guerra que esta classe decreta, porém que não lhe coloca o peito, porque nem a classe dirigente nem os generais vão ao combate, vão os filhos do povo. “A guerra cessará em Colômbia –disse Aída Avella Esquivel- no dia em que os filhos dos ricos e dos generais forem ao campo de batalha”.

 
As ameaças do governo nacional

O governo nacional, em vez de sair a apresentar soluções plausíveis e críveis no momento difícil do processo de paz, sai é a ameaçar, a minimizar sua responsabilidade e a responsabilizar a contraparte, nesta oportunidade, ao movimento insurgente fariano. Como quem diz: De todos os acertos, o responsável é o governo e dos fracassos são os insurgentes. É como dizer: Com cara ganho e você perde com coroa. Bom resulta destacar que o diálogo de paz de Havana não é um monólogo. É um diálogo entre duas partes.
Resulta estranho e por demais indignante que o senhor Humberto de la Calle Lombana tenha escolhido a um só jornalista para ameaçar o processo com sua retirada a qualquer momento da mesa: “Sim, eu quero dizer às FARC com toda seriedade: Isto pode se acabar. Algum dia, é provável que não nos encontrem na mesa de Havana”, disse.
Com que cinismo o senhor de la Calle Lombana tira a responsabilidade do Estado e a adjudica à guerrilha...
O movimento insurgente, a partir de um momento, propôs o cessar-fogo bilateral, deu exemplo por mais de três meses com a iniciativa unilateral. Qual foi a resposta do Estado? Escalar o conflito em todas as suas formas e manifestações, fazer fracassar a decisão unilateral do movimento fariano e incrementar a política imperialista dos Estados Unidos de terra arrasada como em 1964, no marco do Plano LASO [Latin American Security Operation]. Se intensifica o conflito. Enquanto caem guerrilheiros, campesinos e inocentes do povo, não é problemas para o governo nacional, o problema é quando caem militares, helicópteros e produtos que as multinacionais e transnacionais estão roubando. Será que ao presidente Santos ou à oligarquia colombiana lhes dói que caiam soldados em meio a este cruento conflito? Evidentemente que não, lhes dói é sentir sua incapacidade de derrotar ao contendor.
Muitas das respostas que Humberto De la Calle Lombana dá ao jornalista “preferido” da burguesia, Juan Goosaín, são infantis, torpes e medíocres. Por exemplo, quando diz que não é possível o cessar-fogo bilateral porque há outras fontes de violência. É uma resposta para idiotas e o povo colombiano não é idiota. A quem enganas, avô!, diria a canção colombiana.  
Diríamos que o governo nacional está preparando o terreno, se por acaso saem os diálogos ou não saem, tendo em conta o difícil momento que está atravessando. Nesse plano tático e perverso, aliás, pretende reduzir à sua mínima expressão a contraparte, neste caso, ao movimento guerrilheiro. Se o processo sai, deixá-lo sem base social, e se não sai, pois, responsabilizá-lo pelo fracasso e, como Pilatos, lavar as mãos. Quer dizer, o governo nacional ganha com cara e a guerrilha perde com a coroa.
Dizer, por exemplo, que a dificuldade crítica do momento é pelos recentes fatos de guerra ao parecer da guerrilha é outra infame mentira. O problema de fundo é outro. São as causas reais que deram origem ao conflito e que o governo pretende subestimar para supostamente fazer uma paz exprés e grátis.
As contradições do governo são de fundo, se encontra frágil e com pouca capacidade de resposta para ceder e dar mostras reais de querer a paz para os colombianos e as colombianas. Se decompõe perigosamente em seu próprio estrume e cede ante a pressão da extrema-direita que o narcoparamilitar Álvaro Uribe Vélez encarna. A iniciativa perversa desse senador mafioso de criar “zonas rurais de concentração” [cárceres], para ali meter a guerrilha, sai o senhor De la Calle a defendê-la. Diz: “Me parece sumamente construtiva. E creio que o ex-presidente Uribe tem razão”.
Talvez a única coisa certa que o governo diz através de De la Calle Lombana é “que o processo de paz está no pior momento desde que iniciamos as conversações”. Há muitas razões; entre outras, o governo não quer se comprometer. Para a mostra, um botão: O Plano Nacional de Desenvolvimento.
Que paradoxo que também há que analisar: Enquanto o governo sai a lançar cortinas de fumaça de tal magnitude, o movimento fariano propositivo uma vez mais chama a implementar já os acordos sobre os cultivos ilícitos. Não é esta uma iniciativa audaz e séria, se se trata de gerar entre o povo credibilidade no processo? Por que os meios não dão primeiras páginas a uma extraordinária iniciativa desta natureza?
O povo, apesar de sua incomunicação e da constante ameaça por parte do Estado, deve se movilizar em conjunto e sem vacilações em defesa dos diálogos de Havana [Cuba], deve exigir o cessar-fogo bilateral e que as partes não se levantem da Mesa até que não haja um acordo que satisfaça as expectativas das partes com fundamento no acordo subscrito. O pior erro que o povo poderia cometer é ficar de braços cruzados e permitir que a burguesia, através de seus meios de comunicação, imponha a dinâmica da guerra como a única saída.
-- 
Equipe ANNCOL - Brasil