"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 8 de abril de 2015

Os meios de desinformação colombianos


Integrante da Subcomissão Técnica das FARC-EP.
É comum num país como o nosso que os grandes meios de comunicação, sejam com cobertura nacional, regional ou estadual, estejam em sua maioria em mãos do poder econômico; privatizados, a serviço dos interesses dessa oligarquia que detém o poder desde há mais de 200 anos, dedicados a propagar as ideias da classe dominante, para garantir que o povo não chegue a pensar diferente.
É por isso que num país como o nosso os meios de comunicação falados, escritos e televisivos estão concentrados nos grandes poderes econômicos, nacionais e estrangeiros, para difundir o que seus donos e diretores ordenem.
Se algum de seus repórteres ou colunistas decide publicar algo que não esteja de acordo com sua linha editorial, é chamado a atenção ou despedido de seu serviço; enviado a engrossar os cordões de desemprego. Para a grande mídia, os bons comunicadores são aqueles que diariamente lançam dardos contra o povo, os que 24 horas por dia estão pensando em como enganar as maiorias do país; aqueles que em troca de um salário se dedicam a falar mal da oposição armada ou civil.
É assim como alguns comunicadores ultimamente se enfureceram contra as conversações que têm lugar em Havana, Cuba, onde se buscam alternativas distintas à guerra para o conflito que afeta nossa pátria.
O mesmo se vê quando esses meios [de comunicação] abordam a situação de Venezuela. Desconhecem que a república irmã conta com um governo legítimo, eleito democraticamente com amplo respaldo das maiorias. Se busca com essa campanha desprestigiar e desestabilizar um governo constitucional, ao tempo em que se cala a verdade sobre os graves problemas dos quais padece o povo colombiano. Não se reconhece que em Colômbia há problemas superiores de desigualdade, que o povo não tem direito à educação, à saúde, moradia, acesso à terra para os a querem trabalhar; que há corrupção, que é uma das piores formas de violência, arbitrariedades contra os que protestam etc. Se isso que a mídia mostra sobre a situação de Venezuela fosse verdade, nos perguntamos: Por que em Venezuela há 5 milhões de colombianos vivendo e não se dá o caso contrário?
A democratização dos meios de comunicação é um requisito indispensável para alcançar a verdadeira paz com justiça social. Romper esse monopólio para poder ter uns meios de comunicação verdadeiramente a serviço das maiorias; que difundam a história do povo com caráter educativo, sem desvirtuar a cultura de nossos ancestrais; com uma programação educativa sem ingerências externas; programas sobre a saúde, do agro, cuidado do meio ambiente; que trabalhem pela convivência e não se dediquem a atiçar ódios; comprometidos com valores como a solidariedade, a fraternidade; que contribuam para mudar a mentalidade egoísta do capitalismo pela de uma sociedade que deseja viver em paz, com justiça social, democracia e soberania; uma paz onde caibamos todos sem distinções de nenhuma classe, vermelhos, azuis, negros, brancos, mestiços, índios, afros, com todas as particularidades e costumes de todos os estados.
Nossa tarefa e a de todos é a luta pela democratização dos meios de comunicação com uma imprensa a serviço da sociedade em seu conjunto.
A objetividade na informação ajuda a que a notícia chegue com imparcialidade às mentes dos que estamos pendentes do acontecer diário de nossa pátria martirizada.


-- 
Equipe ANNCOL - Brasil