"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Otimismo sobre a real possibilidade de Paz na Colômbia


Um dos mais prolíficos em contribuições, senão o que mais, resultou o último segmento do ciclo 32 de conversações adiantado em Havana, Cuba, entre as Delegações das FARC-EP e do Governo colombiano.
Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro tiveram lugar transcendentais fatos que levaram à população colombiana um saudável e bem fundamentado otimismo sobre a real possibilidade da paz.
Por sua vez, os abutres que obtêm o sustento aproveitando-se dos horrores da guerra se enraivecem desesperados.
Os acontecimentos foram: 1) Entrega, por parte da Comissão Histórica do Conflito e Suas Vítimas – CHCV, do Informe correspondente sobre origens, causas, persistência e consequências do conflito social e armado colombiano; 2) A segunda audiência de gênero, no marco dos diálogos de paz; e 3) A decisão unilateral das FARC-EP de não recrutar jovens menores de 17 anos, como medida da desescalada do conflito.
Prévio a estes eventos, a 9 de fevereiro, as FARC-EP haviam dado à opinião pública nacional a boa-nova da prolongação da trégua unilateral. A decisão foi tomada pelo Secretariado Nacional ante a petição feita, nesse sentido, por uma numerosa delegação da Frente Ampla pela Paz.


-- 
Equipe ANNCOL - Brasil