"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Novas hostilidades contra o cessar-fogo unilateral


Informamos ao país e a Frente Ampla pela Paz, em sua condição de verificadora do cessar-fogo unilateral declarado pelas FARC, os seguintes fatos:
No dia 22 de dezembro último, às 22 horas, o exército lançou cargas de morteiro 120 e 105 mm durante uma hora, contra unidades das Frentes 17 e 25 no cânion dos rios Guayabero e El Tigre. No dia 30 de dezembro, às 23:30 horas, aeronaves do exército efetuaram bombardeio e desembarque, na reserva indígena de Ondas do Cafre, em coordenadas No3, 26, 27.4 W074, 13, 06.7 contra guerrilheiros da Frente 26. Nos dias 28 e 29 de dezembro, patrulhas penetraram sobre o planalto dos rios Leiva e Guayabero em operações ofensivas contra a Frente 55.
No dia 26 de dezembro, na vereda La Primavera, da Uribe Meta, numa operação de desembarque, tropas do exército metralharam a casa do campesino Aldemar González Álvarez, impactando em várias oportunidades o teto, danificando as habitações e o banheiro da casa.
Com estas ações, e com a reiteração da ordem presidencial de continuar as operações militares contra a insurgência, o governo nacional, na contramão do anseio de paz dos colombianos, põe em risco a continuidade do cessar-fogo unilateral e por tempo indeterminado.
DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP