"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Armistício à vista na Colômbia



 

Por José Reinaldo Carvalho



A Colômbia deu mais um passo para a paz, com a decisão do presidente Juan Manuel Santos de discutir um cessar fogo bilateral. É algo efetivamente incoerente o governo estar na mesa de negociações discutindo a paz enquanto intensifica operações militares contra o outro ator do diálogo, a força insurgente.


Com maturidade, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc, reconheceram o mérito da decisão do governo e mais uma vez manifestaram sua disponibilidade para levar à prática o cessar-fogo bilateral.

É bom lembrar que desde 20 de dezembro passado, as Farc declararam uma trégua unilateral por tempo indeterminado, mas foram rechaçadas pelo governo.

A força insurgente destacou ainda a ativação da subcomissão técnica, no âmbito da mesa de negociações que se desenvolve em Havana desde 2012, para abordar os aspectos centrais relacionados com o fim do conflito militar que já dura mais de 50 anos.

De acordo com as Farc, com a trégua já se podem sentir os efeitos práticos do fim do conflito antes mesmo da assinatura do acordo final. Positivamente, o armistício poderia ser o prelúdio do fim da guerra.

Desse modo, é com grande expectativa que voltará a ser instalada, no dia 26 de janeiro a mesa de negociações. Alcançar a paz é o desejo das Farc, da sociedade colombiana, dos países e povos amigos da Colômbia. Se é também a vontade do governo, não poderia haver notícia mais alvissareira, no atual estágio das conversações entre as partes e do processo político em que está imerso o país vizinho.


Fonte: vermelho.org