"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 13 de dezembro de 2014

Extraordinária ajuda de Cuba em matéria de saúde envergonha o bloqueio dos EUA


Por Seumas Milne (The Guardian)


Quatro meses depois de declarada internacionalmente a emergência do Ebola que devastou o oeste da África, Cuba é o líder mundial na assistência médica direta no combate contra a epidemia. Os EUA e o Reino Unido enviaram milhares de tropas e, junto com outros países, prometeram ajuda – a maioria da qual ainda não se materializou.
Porém, como a Organização Mundial da Saúde tem insistido, o que se necessita com maior urgência são trabalhadores da saúde. A ilha caribenha, com uma população de somente 11 milhões e uma renda oficial de $ 6.000 per capita [£ 3,824], respondeu a essa chamada antes que ela fosse feita. Foi a primeira na linha de combate contra o Ebola e enviou o maior contingente de médicos e enfermeiras – 256 já estão no campo, com outros voluntários a caminho.
Enquanto o interesse dos meios de comunicação ocidentais se desvaneceu com a diminuição da ameaça da infecção mundial, centenas de trabalhadores dos serviços de saúde britânicos se ofereceram como voluntários para unir-se a eles. Os primeiros 30 chegaram a Serra Leoa na semana passada, enquanto as tropas estiveram construindo clínicas. No entanto, os médicos cubanos têm estado em terreno desde outubro e estão ali no longo prazo.
A necessidade não poderia ser maior. Mais de 6.000 pessoas já morreram. A operação cubana provocou tal vergonha que os políticos britânicos e estadunidenses se sentiram obrigados a oferecer felicitações. John Kerry descreveu a contribuição do Estado que os EUA têm tratado de derrocar por meio século como “impressionante”. O primeiro médico cubano em contrair Ebola foi tratado pelos médicos britânicos e funcionários estadunidenses prometeram “colaborar” com Cuba na luta contra o Ebola.
Porém, não é a primeira vez que Cuba proporcionou a maior parte da assistência médica depois de um desastre humanitário. Há quatro anos, depois do devastador terremoto no empobrecido Haiti, Cuba enviou o maior contingente médico e atendeu a 40% das vítimas. Devido ao terremoto de Cachemira de 2005, Cuba enviou 2.400 trabalhadores médicos ao Paquistão e tratou de mais de 70% dos afetados; também deixaram 32 hospitais de campanha e doaram mil bolsas de [cursos de] medicina.
Essa tradição de ajuda de emergência se remonta aos primeiros anos da Revolução cubana. Porém, é só parte de um internacionalismo global médico extraordinário e extenso. Na atualidade há 50 000 médicos e enfermeiras cubanos que trabalham em 60 países em desenvolvimento. Como diz o professor canadense John Kirk: “O internacionalismo médico cubano salvou milhões de vidas.” Porém, esta solidariedade sem precedentes ficou apenas registrada nos meios de comunicação ocidentais.
Os médicos cubanos realizaram três milhões de operações oftalmológicas em 33 países, principalmente na América Latina Caribenha, em grande parte financiadas pela Venezuela revolucionária. Assim é como Mario Terán, o sargento boliviano que matou Che Guevara por ordem da CIA em 1967, recuperou sua vista 40 anos mais tarde numa operação feita pelos médicos cubanos e paga pela Venezuela, na Bolívia radical de Evo Morales. Ainda que o apoio de emergência, amiúde, tenha sido financiado pela própria Cuba, os serviços médicos globais do país costumam ser pagos pelos governos receptores e se converteram, por muito, no maior ramo de exportação de Cuba, vinculando os ideais revolucionários com o desenvolvimento econômico. Isso tem dependido, por sua vez, do papel central da saúde pública e da educação em Cuba, já que Havana construiu uma indústria biotecnológica de baixo custo junto com programas de infraestrutura e de alfabetização médicos nos países em desenvolvimento aos quais serve – em lugar de subtrair médicos e enfermeiras, como no modelo ocidental.
O internacionalismo está no DNA de Cuba. Como filha de Ernesto Guevara, Aleida, que trabalhou como médica na África, diz: “Somos afrolatino-americanos e levaremos nossa solidariedade às crianças desse continente.” Porém, o que começou como uma tentativa de estender a Revolução Cubana nos anos ’60 e se converteu na intervenção militar decisiva em apoio a Angola contra o apartheid nos anos ’80, agora se transformou no projeto de solidariedade médica mais ambicioso do mundo.
Seu êxito dependeu da maré progressista que varreu a América Latina durante a última década, inspirada pelo exemplo da Cuba socialista durante os anos das ditaduras militares de direita. Os governos de esquerda e centro-esquerda continuam sendo eleitos e reeleitos em toda a região, o que permite a Cuba reinventar-se como um farol de humanitarismo internacional.
Porém, a ilha continua sendo asfixiada pelo embargo comercial dos Estados Unidos, que mantém um caráter vicioso no econômico e no político durante mais de meio século. Se Barack Obama quer fazer algo que valha a pena em seus últimos anos como presidente, poderia usar o papel de Cuba na crise do Ebola como uma abertura para começar a levantar esse bloqueio e jogar para baixo a guerra de desestabilização dos EUA.
Certamente, há palha no vento. No que parecia uma operação de avanço para a administração, o New York Times publicou seis editoriais em cinco semanas de outubro e novembro louvando o registro médico global de Cuba, exigindo o fim do embargo, atacando os esforços estadunidenses para induzir os médicos cubanos a desertarem, e chamando a um intercâmbio negociado de prisioneiros.
A campanha do jornal publicou que a Assembleia Geral da ONU votou pela 23ª, com 188 votos a favor e dois contra [Estados Unidos e Israel], para exigir o levantamento do bloqueio dos Estados Unidos, originalmente imposto em represália à nacionalização de empresas estadunidenses e agora justificado por motivos de direitos humanos – por um Estado aliado com alguns dos regimes mais repressivos do mundo.
O embargo só pode ser descartado pelo Congresso, sendo obstaculizado pelos herdeiros da corrupta ditadura apoiada pelos Estados Unidos que Fidel Castro e Guevara derrubaram. Porém, o Presidente dos Estados Unidos tem alcance executivo para afrouxá-lo substancialmente e restaurar as relações diplomáticas. Se poderia começar pela liberdade dos três agentes cubanos de inteligência restantes dos “Cinco de Miami”, encarcerados há 13 anos por espionar a grupos anti cubanos relacionados com o terrorismo.
O momento óbvio para que Obama termine a campanha estadunidense de 50 anos contra a independência de Cuba seria na Cúpula das Américas do próximo mês de abril – a qual os governos latino-americanos haviam ameaçado boicotar, a menos que se convidasse Cuba. A maior contribuição que podem fazer os que realmente se preocupam pelas liberdades democráticas em Cuba é arrancar os EUA das costas do país.
Se, verdadeiramente, o bloqueio fosse desmantelado, não só seria uma reivindicação do notável registro de justiça social em Cuba e sua solidariedade com outros países, respaldado pela crescente confiança de uma América Latina independente. Também seria de grande ajuda para milhões de pessoas ao redor do mundo que se beneficiariam de uma Cuba sem sanções – e uma demonstração do que se pode conquistar quando se antepõe as pessoas aos lucros corporativos.
Tradução de Joaquim Lisboa Neto
-- 
Equipe ANNCOL - Brasil