"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Atacaram jornalista que investigava sobre os fornos crematórios dos 'paras'




Uma investigação sobre os fornos crematórios que os paramilitares do Norte de Santander construíram para desaparecer com os corpos de suas vítimas, que o jornalista Javier Osuna está desenvolvendo há dois anos, foi destruída por um grupo de pessoas que invadiram seu apartamento em Bogotá para queimar os dois computadores que continham seu trabalho jornalístico.
Os interessados em evitar que se conheça a verdade sobre os fornos crematórios dos paramilitares em Santander estariam por trás do ataque contra um jornalista em Bogotá.
Os fatos ocorreram no dia 22 de agosto último. Javier Osuna afirma que “três dias depois de meu regresso a Bogotá é que se apresenta este incidente, logo não há que ser um gênio para entender que isto está relacionado”.
No mesmo instante, o jornalista avisou as autoridades sobre a intimidação que sofreu. No entanto, a Fundação para a Liberdade de Imprensa [FLIP] assegura que a Promotoria e a Polícia não foram diligentes em fazer a inspeção na casa do repórter.
Jonathan Bock diz que “para fazer a peritagem, demoraram 10 dias nestas investigações; então, pois, isso de todas as maneiras atrasa todo o processo”.
A Unidade de Proteção concluiu que era necessário outorgar medidas de proteção a Javier Osuna porque o incêndio em sua casa não foi um acidente.
O diretor da Unidade Nacional de Proteção, Andrés Villamizar, afirmou que “não se tratou nem de um curto- circuito, nem de um fato fortuito acidental, é uma clara ação violenta contra o computador do jornalista”.

Osuna considera que, mais além da proteção que lhe possa oferecer o Estado, a verdadeira garantia para a liberdade de imprensa é que se possa determinar aos autores do crime.

As autoridades determinaram que o jornalista Osuna estava sendo vítima de seguimentos por parte do grupo que entrou no seu apartamento, assim conseguiram saber em que horários Javier não se encontrava em sua casa e sobre as atividades que realiza diariamente...