"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 9 de junho de 2014

Cessar-fogo eleitoral





Doutor:
OSCAR IVAN ZULUAGA
Candidato à Presidência da República


Compatriota:


Com relação à passada trégua unilateral declarada conjuntamente pelas FARC-EP e pelo ELN, em consideração ao primeiro turno da competição eleitoral à Presidência, conhecemos de sua parte umas declarações exaltadas nas quais rechaçou categoricamente nossa atitude, acusando-nos, entre outras coisas, de que íamos cessar por uns poucos dias de cometer crimes abomináveis como a utilização de crianças como correios-bombas para golpear as forças militares.


Entendemos que você se referia aos fatos sucedidos no lugarejo de Chilvi, em jurisdição de Tumaco, nos quais dois meninos resultaram afetados pela explosão de uma granada lançada por um miliciano contra unidades militares alojadas no parque central dessa localidade. Queríamos esclarecer-lhe que, de acordo com a minuciosa investigação realizada por nossa ordem sobre esses fatos, está perfeitamente claro que, após a inspeção do terreno onde se encontrava o objetivo, os milicianos comprovaram que os soldados se encontravam completamente sós no lugar.


Uma vez lançada a granada contra o grupo de militares, os dois menores saíram de uma das casas vizinhas, correndo para o parque ocupado pela tropa, produzindo-se a fatal coincidência de que a granada explodisse no mesmo instante em que passavam frente aos uniformizados. A acorrer a Polícia ao local, seu comandante teve a ideia mal-intencionada de atribuir aos menores o porte do explosivo, ordenando que se lhes negasse qualquer tipo de atenção, ignorando a angústia e a dor de suas famílias que suplicavam por eles.


Após as nefastas consequências causadas pela negação do mais elementar sentido de humanidade por parte das autoridades, a sorte daquelas crianças já não a choram senão seus queridos entes.


O importante era usar a desgraça delas para disparatar caluniosamente contra as FARC e mover uma parte do eleitorado a seu favor. Ao mesmo tempo em que desprezar qualquer gesto de paz por parte dos adversários políticos. É triste e grave que, após cinquenta anos de dessangramento nacional, importantes setores da direção política continuam incitando irresponsavelmente a guerra.


Sempre fomos os primeiros em propor a solução política ao conflito colombiano. Jamais rechaçamos o convite a dialogar nessa direção por parte de nenhum governo, sobre a base de que sejam atendidas as causas que deram origem à guerra. Por isso, acima das ordens e declarações dos mais altos funcionários do Estado que dispõem [sobre] nosso extermínio, não vacilamos em manifestar nossa disposição a um cessar-fogo bilateral, declarando inclusive de modo unilateral a cessação temporária do fogo.


O ódio constitui o pior dos conselheiros. Todo mundo na Colômbia sabe que existe em nosso país um setor profundamente enraizado com a prática da violência e da guerra quando se trata de atender os problemas e as contradições econômicas e sociais. Fazemos parte da imensa maioria de colombianos que trabalha para isolar e derrotar essa tendência que tanto mal fez e faz ao país, e que tantas amarguras originaram em sucessivas gerações de nacionais. Sabemos de sua inspiração uribista, porém também que o Presidente Santos a teve por igual.


Por essa razão, queremos comunicar ao país, por seu intermédio, nossa decisão de voltar a declarar um cessar-fogo unilateral por ocasião do segundo turno das eleições para a Presidência da República. As condições da guerra e o assédio permanente por parte de nossos adversários não nos permitem sempre a agilidade nas comunicações com as organizações irmãs como o ELN. Assim que, ainda que nosso desejo seja fazê-lo conjuntamente, nos vemos obrigados, pela escassez de tempo, a atuar de maneira solitária.


Jamais perderemos a esperança de que gestos desta natureza sejam apreciados em sua simples e verdadeira significação.


Cremos, com a maioria do país, que já basta de tanta bílis sanguinária. A Colômbia, por obra da paz, pode ser um país extraordinário. Vale a pena considerá-lo. Nossas unidades estão inteiradas da suspensão de ações ofensivas contra as forças inimigas e a infraestrutura estatal a partir das 00:00 horas da segunda-feira 9 de junho até as 24:00 horas do dia 30 de junho de 2014. Agora você e o país também.
Atentamente,
TIMOLEÓN JIMÉNEZ
Comandante do Estado-Maior Central das FARC-EP
Montanhas de Colômbia, 7 de junho de 2014.