"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 20 de maio de 2014

Governo e guerrilheiros concluem debate sobre combate ao tráfico de drogas


As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia Exército do Povo (Farc-EP) e o governo colombiano concluíram na noite da última sexta-feira, 16 de maio, em Havana, Cuba, um acordo sobre o tráfico de drogas no país.



Segundo um comunicado das Farc, o novo acordo, acerca do terceiro tema em discussão foi muito complexo, já que há uma série de fatores a serem considerados para que o combate às drogas tenha êxito, como a influência de países poderosos além da fronteira; a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas por parte dos bancos dos EUA e Europa; e a suposta cumplicidade das autoridades colombianas para com banqueiros corruptos, que lucram com o tráfico de drogas; entre outros.


Durante a reunião realizada em Cuba, surgiram alguns pontos a serem analisados novamente antes de um acordo final, como a nova política criminal, que diz que o Estado deve concentrar suas forças na perseguição e prisão dos principais beneficiários do tráfico de drogas, além da criação de uma comissão para desenhar uma política nacional antidrogas democrática e participativa, com grupos acadêmicos e especialistas no assunto; outro ponto a ser revisto é o fim das pulverizações aéreas que destruíam não só as plantações de drogas, mas também as plantações de agricultores.


Além desses pontos, o comunicado das Farc informa que, para evitar problemas durante as eleições presidenciais no país, que serão realizadas no próximo dia 25 de maio, o grupo anunciou um cessar fogo unilateral, que pode ser interrompido caso o grupo tenha que se defender de ataques.


Esse foi o terceiro ponto, dos seis previstos nas negociações de paz que começaram no ano de 2012 em Cuba. Para o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, o acordo é um passo "extremamente importante e definitivo” rumo à paz no país.


Veja o comunicado na íntegra: