"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 18 de maio de 2014

Candidato de Uribe é acusado de espionar e tramar ações contra presidente da Colômbia


Denúncia provocou reação pedindo renúncia de Zuluaga; assunto é o mais comentado nas redes sociais colombianas a sete dias do pleito presidencial



Que golpe daremos em Santos até o dia 25?”. O questionamento teria sido feito pelo candidato à presidência Óscar Iván Zuluaga, afilhado do ex-presidente Álvaro Uribe, ao hacker Andrés Fernando Sepúlveda, preso por espionar e-mails do presidente e postulante à reeleição, Juan Manuel Santos, e de outros envolvidos nos diálogos de paz do governo com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).


A revelação foi feita por vídeo obtido pela revista colombiana Semana e divulgado neste sábado (17/05) à noite. O material indica também que Sepúlveda teve acesso a informações da inteligência norte-americana que atua na região junto com o governo colombiano em ações para combater o narcotráfico.


O material deve impactar a reta final da campanha. Após ter conhecimento das denúncias contra Sepúlveda, Zuluaga negou ter conhecimento das ações e ter relações diretas com o hacker, apesar de dizer que o conheceu de maneira breve no início da campanha. Se comprovada a autenticidade do vídeo, as imagens desmentiriam seu pocisionamento inicial. Em fevereiro, a revista denunciou a existência de um centro clandestino de espionagem do Exército em Bogotá. A partir da revelação, diversos membros da alta cúpula militar foram demitidos.


O uribista é o principal concorrente de Santos, que em sua gestão iniciou os diálogos de paz com a guerrilha. De acordo com a AP, as últimas pesquisas divulgadas mostram que Zuluaga  e o mandatário estariam empatados. O primeiro turno do pleito será realizado no próximo domingo (25/05).


A gravação, feita supostamente por um membro da equipe de Sepúlveda com um telefone celular, mostra Zuluaga conversando tranquilamente com o hacker. “Que golpe daremos em Santos daqui até o dia 25?”, questiona o uribista. "Nos restam 32 dias (...). A única coisa que fortaleceria Santos neste momento é um golpe contra as FARC, nada mais", respondeu o assessor.


A gravação, feita supostamente por um membro da equipe de Sepúlveda com um telefone celular, mostra Zuluaga conversando tranquilamente com o hacker. “Que golpe daremos em Santos daqui até o dia 25?”, questiona o uribista. "Nos restam 32 dias (...). A única coisa que fortaleceria Santos neste momento é um golpe contra as FARC, nada mais", respondeu o assessor.


De acordo com o vídeo, o ex-assessor de campanha Luis Alfonso Hoyos (que não aparece nas imagens, mas é mencionado pela revista) também estaria presente na conversa. Ele renunciou na última quarta-feira (14/05) após a divulgação da suposta espionagem. 


Nas imagens, o hacker mostra a Hoyos um site chamado dialogosavoces.com, no qual seriam publicadas informações sobre as negociações com a guerrilha em Havana. A página tem como tema “a verdade sobre a mentira da paz” e traz um prontuário sobre os envolvidos nos diálogos, com base em informações obtidas junto à inteligência colombiana.


O mais grave, no entanto, como apontado pela revista, é que, no vídeo, Sepúlveda afirma ter tido acesso a informações da inteligência norte-americana. “Sabemos que Timochenko (Timoleón Jiménez, líder máximo das FARC) está na fronteira com tuberculose. Esta informação checamos com duas fontes”, que seriam do Comando Sul, organização vinculada ao Departamento de Defesa dos EUA (responsável pela operação das forças de segurança na América do Sul, Central e Caribe), por meio dos aviões Awacs, “que monitoram as comunicações deles [FARC]”.


Sepúlveda foi detido por interceptar ilegalmente e-mails de Santos e das FARC. O integrante da campanha de Zuluaga ofereceu as informações a um canal de televisão (não revelado) ligado a Hoyos.


Campanha
O vídeo teve efeito viral nas redes sociais. No Twitter, a hashtag #RenuncieOIZ (em referência às iniciais do candidato), pedindo a renúncia da candidatura de Zuluaga, é a mais comentada na Colômbia.


Em seu microblog, o candidato verde, Enrique Peñalosa, pediu a renúncia de @OIZuluaga. Em um comunicado divulgado ontem, afirmou que a ação pode se configurar como “formação de quadrilha” já que “duas ou mais pessoas participaram do planejamento e execução do delito”. Também a candidata à presidência, Clara López, do Polo Democrático Alternativo, pedeu a renúncia.