"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 6 de abril de 2014

Países de Petrocaribe se unem para erradicar a Fome e a Pobreza


Representantes de 17 países se reuniram em Caracas, Venezuela, para definir iniciativas concretas para erradicar a fome antes de 2025



Um importante grau de avanço registra o Plano de Ação para a Erradicação da Fome e da Pobreza na zona Econômica de Petrocaribe. Com a finalidade de definir as iniciativas concretas de intervenção para cada país, representantes de 17 nações do Caribe e da América Central se reuniram na cidade de Caracas – Venezuela nos dias 3 e 4 de abril de 2014.


O encontro foi inaugurado pelo vice-presidente para a Área Social de Venezuela, Héctor Rodríguez, quem enfatizou a relevância de Petrocaribe para a região, indicando que “se trata de uma proposta que busca igualdade com base na diversidade”. Referindo-se aos resultados do Plano de Ação para a Erradicação da Fome e da Pobreza, expôs que “temos a meta estratégica de ter uma região caribenha livre de fome”.


Na ocasião, os países apresentaram suas iniciativas concretas dirigidas a erradicar a fome e a pobreza em nível local. A Secretaria Executiva de Petrocaribe, com a assistência técnica da FAO, avaliaram as propostas com base nas diretrizes estabelecidas no Plano de Ação, as quais foram aprovadas pelo conjunto dos países da região. Aqueles projetos que resultem selecionados obterão financiamento de parte de Petrocaribe para sua implementação.


Na reunião, o Presidente de PDV Caribe e secretário executivo da ALBA, Bernardo Álvarez, enfatizou a eficiente implementação do Plano de Ação. “Devemos felicitar-nos pelo importante avanço que alcançamos na implementação do Plano de Ação para a Erradicação da Fome e da Pobreza”. Álvarez destacou a liderança do diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, na criação desta iniciativa regional para erradicar a fome. “Isto não seria possível sem a inspiração do diretor-geral da FAO, quem foi o criador do programa Fome Zero no Brasil durante o governo do Presidente Lula”, assinalou Bernardo Álvarez.


O Representante Regional da FAO para América Latina e o Caribe, Raúl Benítez, assinalou que “o Plano de Ação para Erradicar a Fome e a Pobreza é um exemplo para todo o mundo. Esta iniciativa é uma resposta concreta para os 47 milhões de latino-americanos e caribenhos que ainda passam fome”. Benítez reconheceu o compromisso dos países da Região e em particular de Venezuela na luta contra a fome. “Venezuela não tão somente é um exemplo de um país que conseguiu derrotar a subalimentação em seu território como também é um exemplo de solidariedade com toda uma região”.


Por sua parte, o secretário executivo de Petrocaribe, Asdrúbal Chávez, manifestou seu otimismo sobre os resultados do Plano de Ação na erradicação da fome na região. “Podemos estar cumprindo as metas, inclusive antes do planejado”, enfatizou Chávez.


O Plano de Ação se insere nas prioridades estabelecidas pela Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos, CELAC, e pela Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome 2025, compromisso adquirido pelos 33 países da região para erradicar a subalimentação antes do ano 2025. Seu objetivo é fortalecer a segurança alimentar e nutricional dos países membros da Zona Econômica de Petrocaribe e ALBA mediante projetos nacionais e regionais para a erradicação da fome.


Tradução: Joaquim Lisboa Neto
---
Fonte: Cuba Debate