"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 21 de março de 2014

Com roupas brancas por um mundo melhor

CUBA



A sétima delegação de médicos cubanos partirá nesta semana para o Brasil a fim de prestar ajuda internacionalista

POR Diana Ferreiro

17 de marzo de 2014


O sétimo grupo de colaboradores médicos cubanos que partirão para brindar ajuda ao Brasil foi dirigido pelo doutor Roberto Morales Ojeda, ministro de Saúde de Cuba, em ato celebrado neste domingo 16 na Unidade Central de Cooperação Médica.

Estes 1684 profissionais completam a cifra de 11 mil e 430, pactuada com o governo brasileiro como parte do programa “Mais Médicos para o Brasil”, dos quais 100% cumpriram missão internacionalista anteriormente.

“Em vocês está a mostra do compromisso do grande exército de roupas brancas, pois a grande maioria se encontrava finalizando sua missão em Venezuela e, ante o novo chamado, responderam”, disse o ministro.

Por sua parte, Ángela Cristina Pistelli, assessora do gabinete do secretário da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, destacou a importância da ajuda prestada a seu país e assegurou que mais de 80% da população brasileira apoia o programa.

Durante o ato, a doutora Yudith Hernández León leu o compromisso dos médicos nesta missão, apoiados no exemplo de Antonio Maceo e dos Cinco Heróis cubanos prisioneiros nos Estados Unidos. Ademais, se fez a entrega da Bandeira Proeza Laboral à Unidade Central de Cooperação Médica por seu destacado trabalho durante 28 anos na preparação dos internacionalistas.
O doutor Roberto Morales Ojeda instou os galenos a formarem um só núcleo com seus homólogos sul-americanos, para tornar realidade os sonhos de Bolívar, Martí, Fidel, Raúl e Chávez: a construção de um mundo melhor sobre a base da integração, da solidariedade e da irmandade entre os povos.

No ato estiveram presentes também Ulises Guilarte de Nacimiento, secretário-geral da Central de Trabalhadores de Cuba; Marcia Cobas, vice-ministra de Saúde de nosso país, ademais de outros funcionários cubanos e brasileiros.


tradução: Joaquim Lisboa Neto
Tomado de RESUMEN LATINOAMERICANO y del Tercer Mundo - Diarios de Urgencia - resumen@nodo50.org