"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O Comandante Nicolás Rodríguez Bautista do ELN envia uma Carta Aberta aos Intelectuais da Colômbia


-->

Senhoras e senhores:




Adolfo León Atehortúa - Alejo Vargas - Alfredo Molano - Álvaro Villaraga - Andrés Suárez - Antanas Mockus - Antonio Caballero - Antonio Morales - Camilo Gonzáles Posso - Carlos Alberto Ruiz - Carlos Mario Perea - Cecilia Orozco Tascón - Daniel Pécaut - Darío Fajardo - Eduardo Sarmiento - Fernando Dorado - Gabriel Izquierdo - Gonzalo Sánchez - Héctor Abad Faciolince - Hernando Calvo Ospina - Hernando Gómez Buendía - Holman Morris - Jairo Estrada - Javier Giraldo - José Fernando Isaza - Juan Carlos Celis - Juan Gabriel Vásquez - Juanita León - Laura Restrepo - León Valencia - Leopoldo Múnera - Libardo Sarmiento - Luis Jorge Garay - Luis Sandoval - Manuel Rodríguez Becerra - Marco Palacios - Marco Romero - María Elvira Samper - María Emma Wills - María Jimena Duzán - María Tila Uribe - Martha Ruiz - Mauricio Archila - Mauricio García Villegas - Medófilo Medina - Ochy Curiel - Óscar Collazos - Patricia Ariza - Patricia Linares - Rafael Vergara - Renán Vega Cantor - Rocío Londoño - Rodolfo Arango - Rodrigo Urprimny - Salomón Kalmanovitz - Santiago Gamboa - Socorro Ramírez - Víctor Manuel Moncayo - Vladdo - William Ospina 




Homens e mulheres de nossa impelida nação. Há um espírito que percorre a Colômbia, o ano 2014 deve ser definitivo para a paz, urgência nacional e sonho de todos os colombianos. Por isso, nesta hora de transcendentais e definitivas oportunidades para uma Colômbia sem guerras, neste momento estelar da vida política do país, o Exército de Libertação Nacional [ELN] estende a vocês uma saudação de compatriotas.




Fazemo-lo com a segurança de que nos unem os esforços e as aspirações por uma definitiva solução política ao conflito de nosso país, o qual, sem dúvida, nos convoca.




Somos muito conscientes que, em torno da paz, podemos ter diferenças ou matizações que correspondem à diversidade de opiniões que se expressam no país e que devem concorrer para a busca de consensos nacionais. Jamais a diferença, compatriotas, pode ser motivo de exclusão nem pretexto para fecharmo-nos aos diálogos, para produzir identidades nas mudanças e novos rumos para a Colômbia.




Camilo Torres, sacerdote, sociólogo, guerrilheiro e destacado dirigente popular de nossos tempos, insistia em unirmo-nos em torno das identidades e fazer delas a ação para as mudanças, sem que isso signifique a desaparição das diferenças.




Tomar como referência este legado se faz indispensável como condição para avançar na conquista da paz, onde cada um contribuamos para edificar este supremo objetivo da Colômbia.




Para nós é animador que, produto das destacadas lutas populares e sociais dos últimos anos, em particular do anterior, várias organizações e personalidades tenham proposto a necessidade de avançar num Movimento pela Paz da Colômbia, o qual hoje, ante os precipitados acontecimentos originados pela decisão arbitrária e intencional do Procurador Ordóñez, ao tentar destituir o prefeito Maior de Bogotá, que é um claro atentado à democracia e à paz da Colômbia, há mais necessidade de compor este Movimento, como ação importante da sociedade.




Consideramos que a criação deste Movimento, que dinamize as aspirações de paz, se faz inadiável.




O destacado lugar das mulheres e homens intelectuais e da academia, do pensamento aberto e crítico nas lutas independentistas, patrióticas e de libertação nacional na história colombiana requerem hoje com mais força seu concurso na construção de caminhos para conquistar a paz, uma Paz que expresse justiça e equidade social, democracia e soberania, como garantias de forças na superação da profunda crise deste país de todos e de todas, que merece tudo e nos merecemos tanto.




Não há dúvida de que esta gigantesca obra é da sociedade inteira, pois, do contrário, não será possível construí-la; o melhor e mais eterno exemplo de como atuar nessa construção nos deu Nelson Mandela, de quem tanto temos que aprender.




O Comando Central do ELN propõe a vocês um produtivo intercâmbio no que se refere a como deve ser a construção de paz no país; vocês conhecem nossos pontos de vista a respeito e poder contar com suas considerações em tão importante assunto não só enriquece o intercâmbio como também produz as bases para uma construção segura, nessa monumental obra indispensável para a Colômbia.




Recebam com respeito e consideração nosso chamado, ao tempo em que lhes desejamos, muito sinceramente, um bom começo de ano onde as esperanças de paz se convertam em realidades.




Pelo Comando Central do ELN: 
Nicolás Rodríguez Bautista
Fevereiro de 2014