"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Explique melhor as coisas, Santos, porque cheira a armadilha



Por Domenico Nodal


As explicações dadas até agora não satisfazem. Por um lado, os militares se embolaram ao serem descobertos pela Revista Semana e ficaram, em primeiro lugar, no ridículo e, em segundo lugar, em evidência. Por que em evidência? Porque se está demonstrando que realmente há um “super poder” que está acima de todos. Esse super poder é o militarismo, o que, seguindo o livreto dos gringos –junto ao governo- tem inundado de sangue inocente nossos campos e cidades, isto é, o militarismo do Terrorismo de Estado da DSN [aí entram a jogar os “inimigos da Paz”].


Agora, sai o presidente JMSantos a dar explicações, que são pior que a enfermidade. Encobrir que as forças militares e sua banda de “inteligência” fazem o que lhes dá vontade, demonstra que as “chuchadas” são algo mais que “desvios” de um ou outro funcionário e, pelo contrário, obedecem a direções institucionais.


A explicação é ridícula. E abre mais interrogantes que as que absolve. Por que as forças militares têm “operações encobertas” fora dos batalhões e instituições militares para realizar tarefas “legais” que bem poderiam fazê-la desde essas instituições militares? Para que esconder-se se tudo é “legal”? Não será que, na verdade, são equipes de “contra inteligência” que estão fazendo “inteligência” não somente à guerrilha das FARC, como também –e é mais que preocupante- a membros do governo e até à justiça e ao poder congressual? Ou seja, a todo mundo?


Agora, bem, se para realizar o trabalho de “inteligência” queriam estar a coberto, não é mais seguro realizar estas atividades nas instituições militares? E onde fica o mito da “Central de Inteligência” que mostraram quando a chamada “Operación Jaque“ [“Operação Xeque”] e outras? Ou é que a célebre central de inteligência é nada mais que uma estória e a verdadeira inteligência a fazem as agências imperiais?


Bem. E se a atividade de inteligência é “legal”, por que lançam a dois generais as primeiras de mudança? Não há aí pretensão de mostrar celeridade e tapar o entortado? E mais, acaso não demonstra o local do bairro Galerías de Bogotá que as forças militares seguem usando a população civil como “escudos humanos”? Que tal que as FARC houvessem descoberto a central de operações “encoberta” e a houvessem atacado... não haveriam caído ali civis que não estão imersos no conflito ou na guerra interna?


Agora bem, se a atividade de espionagem é “legal” –que não o é- e as investigações eram “ilegais”, por que não renuncia o minDefesa Pinzón e o comandante das forças militares e toda a cúpula? Não é ele igualmente responsável como os generais aos quais fizeram renunciar ou que lhe deram uma “patada no traseiro”? Não são todos responsáveis? E que passa com o presidente JMSantos?


Não vou nesta historia mal contada, Santos, explique melhor as coisas, mais uma vez, porque neste jogo cheira a armadilha!!! Pode crer que sim...!!!


--
Publicado por Blogger em CambioTotalRevista el 2/05/2014