"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 8 de dezembro de 2013

SAUDAÇÃO AO XVIII FESTIVAL MUNDIAL DA JUVENTUDE E DOS ESTUDANTES


La Habana, Cuba, sede dos diálogos de paz, 7 de dezembro de 2013


Nos somamos ao clamor de unidade contra o imperialismo que a juventude lançou na perspectiva de conquistar um mundo em paz, solidariedade e com transformações.


As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Exército do Povo, FARC-EP, aderem à alegria e combatividade dos milhares de jovens do mundo que acorreram ao XVIII Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, em Quito, Equador, em cujas encostas o general Sucre travou a batalha de Pichincha, fazendo tremular a bandeira da liberdade e da independência de Nuestra América.


Este histórico encontro recolhe o legado das lutas anti-imperialistas, antifascistas e de resistência das novas gerações, que por mais de 60 anos têm impulsionado a concretização de uma nova sociedade verdadeiramente emancipada.


A juventude rebelde do mundo tem hoje por diante a construção de uma alternativa global ante a crise civilizatória provocada por um capitalismo monopólico gerador de injustiça e desigualdade, que pretende condenar a humanidade inteira à miséria, à guerra e à destruição.


Desde a guerrilha das FARC-EP, composta também por milhares de jovens colombianos que tomaram as armas em prol do socialismo e da causa bolivariana, nos sentimos irmanados com as lutas desenvolvidas pelos jovens do mundo contra o imperialismo e o grande capital, pela paz e soberania dos povos, pela conquista dos direitos juvenis, do emprego digno, da educação para todos e todas, da democratização da cultura, das artes e da tecnologia, das liberdades sexuais, da equidade de gênero, da defesa do planeta e do bem-estar da humanidade, entre tantas outras, que devem reforçar o projeto de uma nova época na qual impere a justiça e a dignidade.


Nossa mais firme solidariedade com os milhões de jovens europeus e norte-americanos submetidos ao desemprego e a precarização por causa da crise do capital; com os jovens da África, que devem combater para arrancar seus povos da inanição e das tiranias; com a juventude latino-americana, que desembainhou novamente a espada de Simon Bolívar, O Libertador, e a pôs a fulgurar por todo o continente; com os jovens do Oriente Médio, que se empenham em projetos soberanos contra as ambições delirantes do imperialismo e do sionismo na região. Para todos os que lutam e resistem sob as bandeiras da FMJD, nossa solidariedade, amizade e fraternidade.


Chamamos a todos os assistentes ao Festival a que acompanhem a todo o movimento revolucionário do continente na gesta pela segunda e definitiva independência de Nuestra América, apoiando decididamente os processos de mudança na região nascidos da luta popular, e da crescente resistência dos povos que se estende desde o sul do rio Bravo até os confins da Patagônia.


Convocamos vocês a se solidarizarem com a luta da juventude e do povo da Colômbia, que hoje segue em combate por uma alternativa diferente da arrasadora devastação neoliberal. Os jovens colombianos enfrentam a mais pesada precarização laboral, o cerceamento de seus direitos básicos, como a saúde e a educação públicas, em meio a uma cruenta guerra que vem ceifando vidas desde há mais de 60 anos.


As FARC-EP consideram que é uma inestimável contribuição às lutas democráticas da juventude o respaldo que se proporciona à busca da solução política ao prolongado conflito social e armado que nosso país vive. Solução política que não é outra senão a resolução das causas que deram origem à guerra, e que os colombianos têm sofrido por sucessivas gerações. Pensamos que construir a paz de Colômbia significa avançar com determinação na consolidação da paz e da independência de Nuestra América, como bem quer este Festival, e por isso lhes convidamos a seguir propulsionando o atual processo de diálogo, que, sob a palavra de ordem da democracia verdadeira, da paz com justiça social e da reconciliação se desenvolve em La Habana, Cuba.


Lhes auguramos grandes êxitos em suas discussões, comemorações e celebrações. Estamos certos de que, desde a emblemática terra da coronela de guerrilhas Manuelita Sáenz, esta pujante juventude revolucionária do século XXI saberá avançar unida contra o imperialismo, pela paz e pelas transformações sociais.


DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP


Tradutor: Joaquim Lisboa Neto