"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

COMISSÃO INTERNACIONAL DAS FARC-EP: AOS POVOS DO MUNDO


-->


Desde a trincheira guerrilheira, desde a mobilização campesina e popular, desde a oficina e a fábrica, desde o campus universitário, do colégio, da clandestinidade urbana, desde a Mesa de Diálogos de La Habana, enfim, desde as entranhas da Colômbia indomável da qual fazemos parte indissolúvel, os comandos e combatentes das FARC-EP enviamos aos povos do mundo nossa revolucionária e bolivariana saudação de fim de ano.
Por imposição de um regime violento e excludente, nos vimos na inevitável obrigação de assumir a luta armada, para promover esta justa guerra de resistência, pela paz com justiça social, democracia real e soberania, que já se estende por meio século.
Desde logo, não fazemos a guerra pela guerra mesma. Se o inimigo entende que é impossível derrotar militarmente a uma guerrilha aninhada no coração do povo, reconhece ao oponente político e realiza profundas reformas nas caducas estruturas, então, sim, é possível falar de pôr fim ao conflito armado, se abrem as possibilidades para chegar a firmar um tratado de paz estável e duradouro, e se encontram assim novas vias para solucionar os problemas e iniciar entre todos a edificação da tão sonhada reconciliação.
A paz com dignidade é o sentir das maiorias. Paz e Constituinte é hoje bandeira que convocam organizações sociais e movimentos políticos e gentes do comum, em busca de uma alternativa política para a Colômbia. Um novo poder, uma nova Colômbia, objetivamente pode estender suas asas desde uma Frente Ampla, que reúna nesse estratégico objetivo a todos os processos e lutas, e sonhos de novo país.
Ao agradecer as mostras de solidariedade que desde os diferentes rincões da Terra nos fazem chegar as organizações sociais e populares, ratificamos igualmente que elas são fonte de inspiração e estímulo, força moral que centuplica nosso esforço pela vitória da paz.
No entanto, não basta com que só nós criemos o fim do conflito, senão que o inimigo de classe se veja obrigado por uma grande correlação de forças favoráveis à saída política a aceitar essa nova realidade. Isto só se conquista com a luta e a unidade de nosso povo e com uma ampla solidariedade internacional. Exemplos no mundo sobram para demonstrar a certeza desta afirmação.
A crise do sistema capitalista é profunda e irreversível, a
dispers
ão do setor popular tem contribuído a prolongar sua agonia. É por isso que ao despedir o ano de 2013 convidamos os povos do mundo a não desfalhecer na luta comum contra o império e a injustiça. As condições objetivas para a superação dessa etapa histórica estão dadas. Falta que a subjetividade atue creativamente para acelerar as mudanças que os oprimidos devemos produzir. O socialismo segue sendo o destino da humanidad.

COMIS
SÃO INTERNACIONAL DAS FARC-EP

Montañas de Colombia, diciembre 2013