"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 24 de novembro de 2013

Atilio Borón: Latino-América é chave para segurança dos EUA


Publicado em Contrainjerencia

Os Estados Unidos consideram que a América Latina tem que ser preservada para garantir sua segurança, pelo que não duvida em sustentar ditaduras ou empresas que devastam o meio ambiente, afirmou o politicólogo argentino Atílio Borón. Ao surgir governos capazes de pensar e atuar por si sós, aparecem os conflitos de interesses, pois essa nação tem na América Latina a reserva estratégica, assegurou em entrevista com o canal televisivo CNPlus.
Borón desmentiu aqueles analistas que concebem que esta região do mundo com 17 milhões de quilômetros ocupa o quinto lugar de prioridade para a Casa Branca. Disse: “está em primeiríssimo lugar, muito mais que qualquer outra região do planeta”.
Assinalou que os países latino-americanos têm que atuar responsável e firmemente na defesa de nossos interesses.
A autodeterminação de nossos povos está em vias de consolidação”, considerou, porém –disse- assistimos a uma ofensiva do país nortenho que põe em risco a nações como Bolívia, Venezuela, Argentina e Equador.
Washington semeou bases militares por toda a região, pois há 76 enclaves, de diferentes magnitudes, prestes a arrancar recursos ou a desestabilizar governos, indicou o especialista em temas internacionais.
Tradução: Joaquim Lisboa Neto