"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 4 de agosto de 2013

Quanto o mundo gasta em armas e guerras?


O gasto mundial anual em guerras ou na preparação de conflitos se aproxima a 1.8 trilhões de dólares, sendo os Estados Unidos o país que mais gasta, apesar da redução de seu orçamento bélico.

Segundo os últimos dados, em 2012, o gasto militar estadunidense alcançou os 682 bilhões de dólares (39% do gasto mundial), apesar da redução de seu orçamento de defesa em uns 40 bilhões de dólares.

O Instituto Internacional para a Investigação da Paz de Estocolmo (Sipri, siglas em inglês), dedicado à investigação dos conflitos, das armas, seu controle e desarme, mostra, em seu último anuário, uma lista dos países com maior gasto militar em 2012.

O segundo lugar, depois dos Estados Unidos, mesmo com uma distância significativa, é ocupado pela China (166 bilhões), seguido pela Rússia (90,7 bilhões), pelo Reino Unido (60.8 bilhões) e pelo Japão (59,3 bilhões). O sexto na lista é a França (58,9 bilhões) e, a seguir, estão a Arábia Saudita, a Índia, a Alemanha e a Itália. O Brasil, a Coreia do Sul, a Austrália, o Canadá e a 
Turquia completam o "Top 15”.

Segundo o relatório, o gasto militar mundial total se situou em 1.75 trilhões de dólares em 2012, diminuindo em 0.5% em termos reais desde 2011. Essa diminuição –a primeira desde 1998- se deu devido aos significativos recortes de gastos ocasionados pela crise econômica nos EUA e na Europa, onde 18 dos 31 países da União Europeia ou da Otan reduziram o gasto militar em mais de 10%, bem como a Austrália, o Canadá e o Japão.

No que se refere ao armamento nuclear, de acordo com o Instituto Sipri, no mundo há cerca de 8.400 ogivas nucleares, das quais 2.000 poderão ser acionadas imediatamente.


No total, contando as cabeças que estão armazenadas à espera de ser destruídas nos arsenais das potências nucleares –EUA, Rússia, China, Grã Bretanha, França, Índia, Paquistão e Israel- existem cerca de 23.300 bombas nucleares.