"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Colômbia: Mesa Nacional Agropecuária e popular de Interlocução e Acordo -MIA NACIONAL-


--> Comunicado 002


Mesa Nacional Agropecuária e Popular de Interlocução e Acordo -MIA-, depois da reunião da sexta-feira 23 de agosto de 2013 na cidade de Bogotá, divulga para o conjunto de colombianas e colombianos e para a comunidade internacional os seguintes elementos:
1.    Ratificamos nossa disposição em estabelecer quanto antes um cenário de diálogo com o governo nacional, que permita discutir nossas reivindicações e achar uma saída para a grave crise que enfrenta o setor rural colombiano. Para tal cenário que, segundo nosso critério, deve ser nacional, a MIA tem já designado seus porta-vozes e tem construído uma proposta metodológica para desenvolver a discussão. Encontramos-nos prontos e na espera do chamado do governo nacional.
2.    A paralisação Nacional Agrária e Popular encontra-se em processo de crescimento na geografia toda de nosso país. Ao longo de esses cinco dias de paralisação tem se conseguido, não somente manter a manifestação das comunidades, mas que a cada dia se juntem novos setores agrários e urbanos, inconformados com o modelo neoliberal, a concentração da terra e o militarismo. A pesar da falida tentativa do governo nacional de invisibilizar a crise e a paralisação mesma, hoje mais de trezentas mil pessoas, dentre eles camponeses, indígenas, afrocolombianos, trabalhadores, transportadores, estudantes e população em geral, participam ativamente nesta justa luta.
3.    A MIA Nacional do mais profundo do seu espírito humilde e popular expressa sua grande alegria e total solidariedade com todos os outros setores e organizações que têm se somado e articulado à Paralisação Nacional Agrária e Popular, dentre elas a Unión Sindical Obrera, Central Unitaria de Trabajadores y Mesa Amplia Nacional Esudiantil que têm proposto tornar o dia 29 de agosto em um grande dia de expressão das lutas populares e de apoio à paralisação nacional. A MIA faz também um apelo para que todas as organizações atendam esse importante chamado.
4.    O povo colombiano continua resistindo, a pesar das múltiplas violações aos Direitos Humanos por parte da força pública que aconteceram em todo o território nacional, dos evidentes ataques indiscriminados contra as comunidades e os manifestantes e dos ametralhamentos, detenções arbitrárias, danos em propriedade de civis, confinamentos e a elaboração ilegal de listas com os dados pessoais dos manifestantes. A MIA faz um chamado ao Estado colombiano para o cessar das vulnerações e o respeito ao legítimo direito à protesta social.
5.    A MIA Nacional faz um chamado a todas as organizações sociais, populares e políticas de outros países que compartilham o caráter justo de nossas reivindicações e que rejeitam a brutal e sistemática agressão que o governo de Juan Manuel Santos tem implementado contra o povo colombiano no contexto dessa paralisação, para que expressem sua solidariedade nas mais variadas formas com essa histórica manifestação de luta em nosso país. Propomos que o dia 29 de agosto seja uma data emblemática na qual os ventos de rebeldia que hoje assopram na Colômbia também sejam um reflexo da solidariedade das lutas dos mais diversos povos que se juntem ao clamor da Colômbia que resiste.

Mesa Nacional Agropecuária e Popular de Interlocução e Acordo.
MIA NACIONAL
Sexta-feira 23 de agosto de 2013