"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Farc e governo colombiano adiam por uma semana diálogo de paz

As delegações das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) e o governo de Juan Manuel Santos decidiram iniciar um novo ciclo do diálogos - que mantêm em Havana - no dia 28 de julho.
Em um comunicado conjunto divulgado nesta quinta-feira (18), ambas partes informaram a nova data, pois a retomada das conversas estava prevista para o dia 22, segundo informaram os delegados ao terminar a 11ª jornada.

Após trocarem propostas sobre o segundo ponto da agenda, a participação política, a guerrilha e o governo tem trabalhado de maneira separada para continuar abordando o primeiro subponto, destacaram em comunicado.

Eles informaram ainda que esse assunto se refere aos direitos e garantias para o exercício da oposição política em geral e em particular para os novos movimentos que surjam após a assinatura do Acordo Final.

Ao encerrar o 11º ciclo de diálogos, ambas delegações disseram que, durante o período concluído então, continuaram avançando na discussão do segundo ponto da agenda e cada parte apresentou sua visão geral sobre o tema.

Segundo o texto, as equipes começaram com o assunto das garantias para o exercício da oposição “como um elemento essencial para a construção de um acordo final que contribua a construir as bases de uma paz estável, duradoura e um fortalecimento da democracia”.

A agenda dos diálogos de paz, iniciados em novembro, inclui, além da questão agrária e a participação política, a atenção para as vítimas, o problema do narcotráfico e o fim do conflito armado.

Fonte: Prensa Latina