"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Com poesia, o Paraguai se soma a outros 114 países que apoiam diálogo de paz na Colômbia



Por: lanacion.com.py Domingo, 12 Maio 2013 01:55

“Por 1.000 anos de Paz na Colômbia”, é o nome da campanha mundial que, a partir de quinta-feira, terá lugar em 63 países com a apresentação pública de diversas atividades artísticas. É uma iniciativa do Movimento Poético Mundial em apoio às atuais negociações de paz que transcorrem em Havana e em antecipação ao 23º Festival Internacional de Poesia de Medellín.

A Fundação Right Livelihood Award anunciou o começo da Campanha Mundial “Por 1.000 anos de Paz na Colômbia”, organizada pelo Movimento Poético Mundial. Em expressão de solidariedade e respaldo aos diálogos de paz que se realizam em Havana [Cuba] entre o Governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia [FARC], 115 cidades do mundo confirmaram sua participação na campanha que se celebrará entre os dias 9 e 21 de maio próximos.

Pelo menos 200 leituras públicas de poemas e outras atividades artísticas terão lugar nas principais cidades de 63 países de diferentes continentes. A iniciativa é impulsionada pelo Movimento Poético Mundial [WPM, sigla em inglês], fundado em julho de 2011 na cidade colombiana de Medellín, no marco de um encontro mundial de diretores de festivais internacionais de poesia. Desde então, o WPM é coordenado pelo Festival Internacional de Poesia de Medellín, agraciado com o Right Livelihood Award no ano de 2006. Esta distinção, também conhecida como Prêmio Nobel Alternativo, lhe foi entregue no Parlamento Sueco “Por demonstrar como a criatividade, a beleza, a livre expressão e a comunidade podem florescer e superar o medo, inclusive em meio à violência profundamente arraigada”.

O Festival Internacional de Poesia de Medellín começou em 1991 “como um protesto contra a violência e o ódio político imperante na Colômbia. Foi uma proposta para derrubar o muro do terror e criar – através da poesia – uma atmosfera que, sem ignorar a espiral da morte, podia pôr um pouco de luz em meio a um obscuro panorama”, recorda seu diretor, o poeta Fernando Rendón.

Mais de duas décadas depois e próximo do 23º Festival Internacional de Poesia de Medellín, que terá lugar entre 6 e 13 de julho de 2013, seus organizadores perseguem o mesmo propósito que lhes deu origem, estendendo suas ações para diferentes latitudes. A Campanha Mundial “Por mil anos de paz na Colômbia” começou em fevereiro passado com uma carta aberta assinada por centenas de artistas, intelectuais e cientistas de todo o planeta. Mais de 800 poetas de 139 países se pronunciaram publicamente em apoio aos diálogos de paz celebrados entre o Governo da Colômbia e as FARC. Ao mesmo tempo, mais de uma vintena de premiados com o Right Livelihoo Award subscreveram a petição em favor do processo pacificador nesse país latino-americano.