"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Delegação de paz das FARC-EP saúda o gesto altruísta de 62 parlamentares dos Estados Unidos, em carta ao Secretário de Estado John Kerry




Senhores Parlamentares:
James P. McGivern
Janice D. Schakowsky
John Lewis
Randy K. Weber
Demais parlamentares que apóiam o Processo de Paz da Colômbia.


A Delegação de Paz das FARC-EP, presente em La Habana, saúda o gesto altruísta dos 62 parlamentares dos Estados Unidos que, em carta ao Secretário de Estado John Kerry, expressaram seu respaldo ao Processo de Paz da Colômbia, aos esforços pela solução política do conflito, que hoje revive e mobiliza a esperança de milhões de colombianos.


Nossa determinação, senhores parlamentares, é buscar por todos os meios uma solução diplomática, incruenta, ao meio século de confrontação armada, originada na violência e no despojo, na injustiça social e numa democracia que nunca foi plena. Procurando que as partes não se levantem da Mesa de Diálogos sem obter o bem supremo da paz, solicitamos elevar o Acordo de La Habana ao patamar de Acordo Especial, invocando a normativa do Direito Internacional Humanitário, para quedito Acordo seja incorporado ao bloco da constitucionalidade, de tal forma que reforce o imperativo constitucional de que a Paz é um direito e um dever de todos os colombianos.
Compartimos que o caminho rumo à paz nunca é direto nem fácil, sua consideração enquanto a que os Estados Unidos podem apoiar o Processo, oferecendo um pacote de assistência desenhado para alcançar uma paz justa e duradoura, sua apreciação sobre as declarações do Departamento de Estado em apoio ao Processo de paz, assim como suas palavras nas quais pedem a inclusão do ELN nas conversações.

Sublinhamos sua preocupação pelas vítimas do conflito e especialmente pela sorte de mais de cinco milhões de pessoas enxotadas violentamente de suas terras, pelo massacre da União Patriótica e os casos de mais de 3.000 vítimas de execuções extrajudiciais, essas últimas ocorridas durante o governo de Álvaro Uribe Vélez. Sem dúvida, em todos esses casos, o ponto último de imputação o tem o Estado.

Casos de sequestro, desaparição forçada, o recrutamento, o uso de explosivos de todo tipo, entre outros, são assuntos a serem abordados e solucionados com sindéreses, observando o universo da confrontação no marco de suas causas históricas. Assim, uma Comissão da verdade, independente e sensata, deve ser a que esclareça a responsabilidade histórica da violência.

Concordamos com vocês em que é necessária a participação das comunidades afrodescendentes, indígenas, mulheres, associações de vítimas, outras organizações da sociedade que pedem ter voz no Processo, enfim, consideramos a plena participação cidadã como garantia do êxito.


Com base na sua disposição plena de aportar à reconciliação dos colombianos, solicitamos sua intervenção ante o governo dos Estados Unidos para que facilite a presença de nosso porta-voz Simón Trinidad, prisioneiro em Florence, Colorado, na Mesa de Conversações. Temos certeza de que ele é fundamental para alcançar um Acordo definitivo que ponha fim à guerra entre colombianos.

Reiteramos nosso agradecimento pelo interesse de ajudar a Colômbia a alcançar uma Paz justa e duradoura.

Atenciosamente,


DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP
La Habana, 25 de março de 2013