"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 5 de março de 2013

Breve balanço sobre a visita dos parlamentares colombianos, integrantes do Senado e da Câmara dos Deputados.

Havana, República de Cuba. 05 de março de 2013.


Sede dos diálogos p
ela paz com justiça social para Colômbia.

COMUNICADO

A Delegação de Paz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Exército do Povo comunicam que:
  1. O dia 4 de março de 2013, recebemos no Palácio de Convenções, sede dos Diálogos de Paz para Colômbia, um grupo de parlamentares integrado pelos Senadores Roy Barreras (presidente da corporação), Gloria Inés Ramírez, Juan Mario Laserna, e os Deputados Federais Iván Cepeda , Alfonso Prada Guillermo Rivera.
  2. Em ambiente cordial e franco, a reunião abordou com toda atenção assuntos relacionados com a Paz de Colômbia, considerando o caráter de direito e dever de obrigatório cumprimento que ela constitui e coloca os colombianos na situação de sustentá-la empenhando máximos esforços.
  3. Se reiterou aos legisladores a disposição e determinação plenas da insurgência para persistir sobre qualquer adversidade na busca de uma solução incruenta à grave confrontação que padece Colômbia como consequência da injustiça social e da violência impostas pelo Estado através de décadas. O otimismo que as FARC-EP têm em que o atual processo de paz fructifique deriva não somente do empenho que a insurgência está colocando ao mesmo e dos grandes avanços que até agora têm-se logrado no desenvolvimento do primiero ponto da Agenda, mas, ante de tudo, no alento que dá o imenso clamor popular em favor da reconciliação nacional.
  4. As FARC-EP expressaram à delegação de congressistas sua opinião sobre a importância que reviste a vinculação de novos setores da vida nacional ao processo de paz e a trascendência que reviste esta visita, pois reflexa o apoio crescente que via logrando por sobre as campanhas adversas dos inimigos da solução dialogada do conflito
  5. Reiteramos que têm sido importantes aportes à Mesa de Diálogos, os insumos entregados como resultado das Mesas Regionais de Paz que as Delegações de Paz do Senado e Câmara desenvolveram com a população em todo o território nacional, assim como as propostas que as organizações sociais e políticas de nosso país elaboraram durante o Foro Política de Desenvolvimento Agrário Integral (enfoque territorial), no mês de dezembro de 2012 em Bogotá. Esses elementos têm sido analisados todos por nossa organização e tomados como componentes fundamentais das múltiples propostas apresentadas por nós na Mesa de Diálogos.
  6. A equipe dos legisladores compartilharam com a Delegação das FARC-EP sobre os preparativos que as Comissões de Paz do Senado e da Câmara vêm realizando para dar início a uma segunda jornada de mesas regionais de paz na que se abordará o tema das vítimas, assunto que reviste a maior importância para a insurgência e especto ao qual persistiremos em levantar nossas vozes na sua defesa. Todas as vítimas do conflito devem ser ressarcidas integralmente considerando a condição de imputável último que por ação ou por omissão tem o Estado como gerador da confrontação.
  7. O presidente de Congresso manifestou o compromisso de que o Parlamento não legislaria sobre assuntos que são matéria da Agenda de Diálogos até quando as partes chegarem a acordos concretos que deverão ser levados em conta por essa rama do poder público.
  8. As FARC-EP insistiram em que sendo a paz um anseio nacional de inapraçável cumprimento deve receber o máximo respaldo e ser protegido das pressões conjunturais de qualquer índole. A paz é superior às necessidades eleitorais e nada tem a ver com os tempos que dura uma legislatura; sua busca deve ser uma constante, sua construcção serena e sua refrendação mais idônea e legitimadora está no caminho de uma Assembléia Nacional Constituinte.
DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP