"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Honra para sempre aos mártires do Alto Sinú




Fonte: farc-ep.co
– 08/02/2013


Na madrugada do dia 31 de janeiro, no cânion do rio Esmeralda, Alto Sinú, município de Tierralta, departameto de Córdoba, seis combatentes guerrilheiros foram massacrados enquanto dormiam, sem ter combate, pela ação da aviação governamental. Entre os seis guerrilheiros assassinados encontrava-se o corpo do inquebrantável comandante Urabá Jacobo Arango, chefe do 5º Frente, integrante da Direção do Bloco Iván Rios e do Estado Maior Central das FARC-EP.

O governo, seus comandantes militares e os manipuladores da opinião do conglomerado midiático, festejaram com regozijo e morbidez sobre o sangue das vitimas e acrescentaram ameaças de aniquilação da resistência armada, quando poucas horas antes uivavam condenando as baixas em combate ( combates terrestres e em igualdade de condições) de outros colombianos integrantes das forças armadas governamentais, depois de reiniciarem-se as hostilidades que as FARC-EP tinham suspendido por sessenta dias, como compromisso na busca de um ambiente propicio para a paz.  

Nossos mortos, os homenageados, os choramos, acompanhados da solidariedade dessa imensa massa de colombianos que nos acompanham neste empenho pela paz com justiça social. Conhecemos a infâmia e soberania que caracterizam a oligarquia colombiana e todo o seu aparato de terror, portanto, sabemos que onde abaixarmos a guarda não terão clemência, mas isso não nos assusta, claramente conhecemos a nossa responsabilidade moral com as esperanças libertadoras dos oprimidos. E, abraçados a este imperativo, caiu assassinado o comandante Jacobr Arango e seus cinco camaradas.

As comunidade empobrecidas e deslocadas de Urabá, no sul do departamento de Córdoba, do Bajo Cauca e Chocó expressam a sua dor diante da morte do indômito comandante de Urabá, ao que sempre viram protegendo-os do terror militar e paramilitar que se estabeleceu na região. A memória de Urabá o elevou ao seu maior reconhecimento pelo seu ardor ao enfrentar as hordas assassinas de Rito Alejo del Rio, Castaños e demais criminosos ao serviço dos latifundiários e multinacionais da banana, pois a sua vivencia foi generosa com as esperanças de todos os pobres que sofrem com o terror paraestatal e o despojo da terra na região.

As guerrilheiras e guerrilheiros do Bloco Iván Rios, mantemos elevado o nosso compromisso de luta e a moral mais alta ainda, como homenagem perene à memória do nosso comandante assassinado.

Honras para sempre ao comandante Jacobo Arango e aos mártires do Alto Sinú!
.

Bloco Iván Ríos - FARC-EP
Febrero 2 de 2013