"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 12 de março de 2012

Agenda Colômbia Brasil promove palestra na sede nacional do PCB

A sede nacional do PCB foi palco, na semana passada, da palestra "Os Direitos Humanos na Colômbia", proferida pelo coordenador da Agenda Colômbia Brasil, Mauricio Avilez.

O movimento busca dar visibilidade à realidade colombiana e gerar solidariedade do povo brasileiro aos movimentos da sociedade civil e organizações políticas democráticas colombianas.

Mauricio desmentiu a versão oficial de que a Colômbia estaria vivendo nova realidade política após o termino do governo de Álvaro Uribe e lembrou que Juan Manuel Santos, atual presidente do país, foi ministro da Fazenda de Andrés Pastrana – quando começou o Plano Colômbia – e da “Defesa” de seu antecessor.

O representante da Agenda Colômbia apresentou ainda números impactantes que ilustram a conjuntura daquele país e o caráter de seu Estado: o Estado colombiano violou de forma sistemática e permanente os direitos humanos exterminando, na déceda de 90, o partido político de esquerda União Patriótica (UP), cujos mortos superam 5 mil militantes. No mundo, 60% dos sindicalistas assassinados são da Colômbia, foram mais de 2.778 nosúltimos anos. A repressão ao movimento estudantil também é enorme. Apenas no governo Uribe, mais de 34.000 pessoas foram desaparecidas.

Os camponeses com status de refugiados internos pela violência passam dos 5 milhões, sendo o país com mais refugiados internos no mundo. Isso em um país em que 78,3% dos proprietários de terra têm menos de 6% da área, enquanto 0,15% dos proprietários possui mais 55% das terras.

Mauricio aproveitou a ocasião para convidar o PCB a participar da Marcha Patriótica, que ocorrerá em Bogotá no próximo mês, e comentou ser esta uma boa iniciativa para a unidade da esquerda colombiana, que pode abrir perspectivas mais otimistas para o país vizinho.

Representando o PCB no evento, o secretário-geral Ivan Pinheiro, que esteve recentemente na Colômbia a convite do movimento Colombianos e Colombianas pela Paz, deu seu depoimento sobre o evento de que participou e assegurou que o partido se fará presente na Marcha, compartilhando a visão de que se trata de uma iniciativa importante para o cenário latino-americano.

Além de diversos militantes, a palestra contou com a presença do dirigente do MST, Marcelo Durão, e o da Casa da América Latina, Luiz Ragon.

///////////////////

Com apoio do PCB