"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 13 de novembro de 2011

Colômbia: Séculos de desabezamentos!!!

Por Alberto Pinzon Sanchez

Em 1782 esquartejaram os dirigentes José Antonio Galán, e seus companheiros de luta Manuel Ortiz, Isidro Molina e Lorenzo Alcantúz,  para descabeçar  a Rebelião dos Comuneiros colombianos

Em Junho de 1830 o General Obando, braço armado do Santanderismo colombiano, manda assassinar nas montanhas de Berruecos o Marechal Antonio José Sucre para descabeçar movimento Bolivariano e subir a F. P. Santander na presidência da Colômbia e poder esquartejar o projeto anfictiônico de Bolívar da Grande Colômbia.

Em 1914 os ganhadores da guerra dos mil dias mandam assassinar de dois golpes com machado na cabeça o General Uribe-Uribe, para descabeçar o movimento Radical e porque ele havia dito num discurso que o partido liberal “devia beber nas fontes do Socialismo”

Em 1928 o General Cortés Vargas deu a ordem de disparar as metralhadoras contra os trabalhadores da zona bananeira de Santa Marta e mata mais de 3 mil operários com seus familiares, para descabeçar sua greve contra a United Fruit Norteamericana, e poucos dias depois, o mesmo exército colombiano descabeça em Barrancabermeja 16 dirigentes da greve dos petroleiros contra a empresa Texas Petroleum Company

Em 9 de abril de 1948, es descabeçado com a ajuda direta da CIA norteamericana o movimento gaitanista UNIR (union de izquierda revolucionaria) com o assassinato de seu dirigente Jorge Eliecer Gaitán.

Em 1957 foi assassinado o guerrilheiro desmobilizado Guadalupe Salcedo para descabeçar a resistência gaitanista dos Llanos Orientales, e em 1961 foi envenenado em Cúcuta o guerrilheiro desmobilizado Rafael Rangel Gómez para descabeçar o Movimento revolucionário gaitanista de Barrancabermeja e o Magdalena Medio.

Em fevereiro de 1966 morre em um combate desigual o sacerdote Camilo Torres Restrepo, seu cadáver é sequestrado eternamente pelo exército colombiano e fica descabeçado a Frente Unida do povo colombiano.

Em 1983 desaparece Jaime Bateman em uma avioneta cujos instrumentos de navegação foram-lhe alterados e fica descabeçado o movimento guerrilheiro nacionalista M19, e em 1990 foi assassinado o desmobilizado Carlos Pizarro que foi proclamado como seu sucessor.

A partir de 1985 ate a morte do senador Manuel Cepeda em 1994 em que fica descabeçada definitivamente a UP (unión patriótica), são assassinados cinco mil quadros políticos legais incluídos seus dois candidatos presidenciais Jaime Pardo Leal  em 1987 e Bernardo Jaramillo Ossa em 1990.

Em 2008 a imprensa colombiana anuncia que com a morte de seus comandantes, o fundador Manuel Marulanda e Raúl  Reyes, tem sido finalmente descabeçada a organização guerrilheira das FARC. Em 2010 de novo afirmam sua descabeçada com a morte de seu comandante Mono Jojoy. ¡E o fim do fim! gritaram extasiados sobre seu cadáver, mas novamente o 4 de novembro 2011, quando tomba Comandante das FARC Alfonso Cano em um combate desigual contra 600 homens de um comando especial aerotransportado e satelital da CIA e o exército colombiano, a Oligarquia Cipaya colombiana tem que sair uma vez mais a anunciar a descabeçada definitivo e o Fim da Resistência e Rebeldia populares, pondo como exemplo a seguir para el futuro: Ou o cadáver do Comandante caído, ou ao vivo, Gustavo Petro quem trocou as botas pantaneiras pelos votos do pântano podrido do uribo-santissimo (Uribe-Santos)

Daqui a poucos anos quando a Resistência Popular de séculos persista, e se não te têm descabeçado, ¿quem lembrara de ti, Petro?