"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 25 de setembro de 2011

Um país banhado em sangue: os números do terror no primeiro ano de Santos



Colectivo por la Paz con Justicia Social

Fonte: Rebelión.org


Quanto mais dor, lágrimas, expropriação, desaparecimentos, presos políticos e tortura mais fazem falta para que o mundo pare com a complacência cúmplice com o regime colombiano? Os números dos assassinatos, torturados, encarcerados e desaparecidos, bem como as leis de impunidade para a ferramenta paramilitar, o entreguismo às multinacionais e a expropriação contínua, demonstram claramente a face genocida do governo.

Após um longo ano da posse do atual presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, fazemos uma breve resumo da dramática situação dos direitos humanos na Colômbia sob o seu governo. As violações dos direitos humanos continuam a aumentar e continua a agressão sistemática das ferramentas legais (força pública) e ilegais (ferramenta paramilitar) do Estado e multinacionais contra a população.

Desde sete de agosto de 2010 foram assassinados 36 defensores/as dos direitos humanos, 18 lideranças camponesas que exigiam a restituição das terras usurpadas com violência aos camponeses e 28 sindicalistas, na sua maioria da Central Unitária dos Trabalhadores CUT (1), milhares mais foram ameaçados de morte. Também foram assassinados ou desaparecidos dezenas de opositores políticos, sejam estes afiliados a partidos de esquerda ou de organizações de base comunitárias, de reivindicação social, de moradores, estudantis, etc.

O Partido Comunista como o Pólo Democrático sofrem o assassinato de seus militantes: o PDA denunciou que, nos 50 primeiros dias do governo de Santos, foram assassinados 50 opositores políticos e o extermínio continua (2).

Doze companhias de teatro de Bogotá têm sofrido ameaças de morte para parar com o teatro social: as ameaças se originam da ferramenta paramilitar que diz que “acabara com eles um por um” porque, de acordo com esta ferramenta do terror de Estado que operam a partir das sombras da ilegalidade com pleno consentimento da força pública, os teatros e artistas “querem dar uma de defensores dos direitos humanos e se opõem às políticas do nosso governo" (3).

A perseguição do corpo estudantil cresce, e depois de gigantescas manifestações estudantis contra a privatização, as universidades do país têm amanhecido cobertas de ameaças de morte contra os estudantes, em que a ferramenta paramilitar manifesta que assassinará os estudantes (4): “lista na mão, um por um”. Estas ameaças foram pintadas e produzidas sob os narizes das reitorias e autoridades: a repressão contra os estudantes já cobrou a vida a vários estudantes desde a posse presidencial de Santos.

Cresce o drama do deslocamento forçado de pessoas, e as comunidades que vivem em zonas cobiças pelas multinacionais correm alto risco de ser deslocadas, como a Comunidade de Marmato, cujo pároco foi assassinado em setembro de 2011 porque liderava a oposição contra a multinacional da extração de ouro Medoro. A Comunidade é pressionada pela multinacional desde o ano 2009. A empresa canadense Medoro Resources, fundiu-se com a Gran Colombia Gold, vem promovendo um megaprojeto de exploração de ouro a céu aberto, o que implica no desaparecimento da cidade de Marmato e deslocar toda a sua população. O padre de Marmato, poucos dias antes de seu assassinato, tinha denunciado que recebia pressão da multinacional para que mudasse sua paróquia: “Alguns dias antes de ser assassinado, denunciara que sua luta para evitar que em sua comunidade se desenvolvesse um megaprojeto de mineração de ouro, poderia lhe custar a vida” (5).

Cresce o desaparecimento forçado de pessoas. A prática de assassinatos de civis por soldados nos mal chamados “falsos positivos” continua, com pelo menos 29 novos casos documentados no último ano. Aumentaram as detenções de adversários e defensores dos direitos humanos que enfrentaram processos judiciais armados pelo Estado. A situação nas prisões onde literalmente apodrecem milhares de presos políticos que sofrem as aberrantes condições da reclusão e de repetidas torturas, como denunciado pela OMCT. Desde o início de 2011 já morreram pela tortura e pela negação de assistência medica sete presos políticos (6).

O relatório de agosto de 2011 da Coalizão Contra a Tortura revela que a tortura se estende a toda a população colombiana e que o Estado é responsável por 91% dos atos de tortura; sendo a tortura de violência sexual uma prática com dramático aumento inclusive contra crianças: “Nos 107 casos em que se pode estabelecer a autoria do crime de violência sexual, 98,14% são de responsabilidade de agentes do Estado” (7).

Há mais de 7.500 prisioneiros políticos nas cadeias colombianas, o que faz do regime colombiano um ‘recordista’ em matéria de presos políticos: 90% dos presos políticos são civis. Alguns relatórios recentes indicam que a cifra de 7.500 presos políticos estaria aquém da real, apesar de já ser por só escandalosa, pois devido ao aumento das detenções arbitrárias nestes últimos anos, os números beiram os 9.500 presos políticos, totalmente ocultados.

O drama dos direitos humanos acentua-se com a perpetuação da estratégia paramilitar do Estado e das multinacionais: trata-se dos grupos narco-paramilitares cuja existência, na frente das câmeras, é negada pelo governo, recorrendo à desculpa de mudar-lhes o nome para “bandos criminosos emergentes” (BACRIM), enquanto eles continuam com seus atos criminosos em conluio com a força pública em todo o país e desfrutam de novas leis de impunidade recentemente promulgadas pelo governo de Santos.


ALGUNS NÚMEROS DO TERRORISMO DE ESTADO NA COLÔMBIA:

• O Exército colombiano, junto do de Israel e Egito, é o mais armado pelos EUA: um exército genocida, esse mesmo exército que, por trás do Batalhão da Força Omega do Plano Colômbia, tem a maior vala comum do continente, com mais de 2mil cadáveres de desaparecidos (8).

• O Exército colombiano pratica o assassinato de civis para justificar seu gigantesco orçamentos: os militares colombianos assassinam civis e, em seguida, apresentam os corpos como “guerrilheiros mortos em combate” em macabras armações mediático-militares. Costumam escolher suas vítimas entre a população rural ou entre a mais empobrecida dos subúrbios, embora também pratiquem estes assassinatos, conhecidos por “falsos positivos” contra sindicalistas e opositores. Existem pelo menos 3.200 casos documentados de tais assassinatos de civis; a impunidade atinge 99%dos autores materiais e 100% dos autores intelectuais desta prática (9).

• Na Colômbia são assassinados 60 por cento de todos os sindicalistas assassinados no mundo, pela força pública ou paramilitares das multinacionais e do estado.(ver 1)

• A Colômbia é ‘recordista’ em presos políticos: mais de 7.500 homens e mulheres, civis na imensa maioria, encarcerados através de brutais processos judiciais (10).

• O crime de Estado de desaparecimento forçado é outro recorde horrendo. A “democracia” colombiana supera os números da tortura e desaparecimento forçado das ditaduras do Cone Sul: a ONU reconhece pelo menos 57.200; a Comissão de Busca listou 62.000 desaparecidos (até agosto de 2011). Os parentes das vítimas reclamam cerca de 250.000 pessoas desaparecidas: em apenas 3 anos, as ferramentas repressivas do Estado colombiano fizeram desaparecer a 38.255 pessoas (relatório da Medicina Legal) (11).

• A Colômbia é o país com mais deslocados no mundo, juntamente com o Sudão: 5,2 milhões de deslocados pela força (12), pela ferramenta paramilitar e seus massacres, com o objetivo de oferecer as terras assim expropriadas para o grande latifúndio e multinacionais: 40% do território colombiano está sendo pedido em concessão pelas multinacionais da mineração (13).

• Enquanto se incrementa o extermínio contra a oposição e contra o pensamento crítico, a impunidade para as ferramentas genocidas e repressivas ultrapassa a imaginação: recentemente, o governo de Juan Manuel Santos votou uma lei que perdoa a mais de 31.000 paramilitares (Lei 1424) (14).

NOTAS:
(1) Colômbia: o país mais perigoso do mundo para sindicalistas, já são 27 os sindicalistas assassinados durante a presidência de Santos.
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=133818&titular=el-pa%EDs-m%E1s-peligroso-del-mundo-para-los-sindicalistas-

Além disso, em 3 de setembro de 2011 foi assassinado Jorge Alberto Durante, em Carepa, Antioquia, dirigente sindical e membro do PDA, partido de oposição.
http://www.radiocafestereo.nu/index.php?option=com_content&view=article&id=3082:asesinado-en-carepa-el-dirigente-sindical-jorge-alberto-durante&catid=54:what-ails-you&Itemid=411

(2) O PDA denunciou que, nos primeiros 90 dias do governo de Santos, foram assassinados 50 adversários políticos e denuncia o extermínio (2).
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=135250&titular=en-antioquia-los-dirigentes-del-polo-est%E1n-siendo-exterminados-

(3) 12 companhias de teatro de Bogotá têm sido ameaçadas de morte; as ameaças vêm de ferramenta paramilitar que expressa que procederão a “matá-los um a um” porque “se opõem às políticas do nosso governo”.
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=135017&titular=paramilitares-contra-el-teatro-
(4) Estudantes ameaçados e assassinados:
http://notimundo2.blogspot.com/2011/09/parauribismo-en-uniatlantico.html
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=135175&titular=estudiantes-universitarios-en-lucha-contra-la-reforma-neoliberal-de-la-ley-30-
http://www.kaosenlared.net/noticia/colombia-universidad-herramienta-paramilitar-regimen-amenaza-muerte-es

(5) Com altíssimo risco de ser deslocadas comunidades que vivem em áreas cobiçadas pelas multinacionais, como a Comunidade de Marmato, cujo pároco foi assassinado em primeiro de setembro de 2011, porque liderava a oposição contra o mega-projeto extrativista de ouro da multinacional Medoro.
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=135091&titular=asesinan-a-balazos-al-sacerdote-de-marmato-que-apoyaba-la-lucha-contra-la-minera-gran-

Vídeo documentario ‘Marmato pesebre de oro que grita’.
http://www.youtube.com/watch?v=FuEboyypwV4

VÍDEO ‘Noticias UNO Asesinato de cura de Marmato causa conmoción’.
http://www.youtube.com/watch?v=4u8ERxAaR9Y&feature=player_embedded
http://www.kaosenlared.net/noticia/video-marmato-llora-oro-campesinos-ecologistas-asesinados-para-perpetr

(6) A situação nas cadeias, onde literalmente milhares de presos políticos apodrecem e sofrem com as condições aberrantes de reclusão e torturas repetidas. Desde o início de 2011 já morreram, por tortura e negação de assistência medica, 7 presos políticos (6).
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=135011&titular=se-suicida-un-prisionero-en-valledupar-por-no-reconocerle-el-traslado-cerca-de-su-familia-

(7) O relatório de agosto de 2011 da Coalizão Contra a Tortura: a tortura de violência sexual, uma prática com aumento dramático, inclusive contra crianças: "Nos 107 casos em que se pode estabelecer o autor do crime de violência sexual, verificou-se que agentes do Estado são responsáveis por 98,14% destes".
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=134422&titular=1.834-torturas-fueron-documentadas-entre-2001-y-2009.-el-estado-es-responsable-del-90-por-

(8) Vala Comum com 2000 cadáveres nos fundos do Batalhão militar em La Macarena, Meta:
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=99507

(9) Em Maio de 2011, o CINEP publicou um relatório que demonstra que os assassinatos de civis nas mãos de militares, longe de diminuir, aumentaram sob a Presidência de Santos. Relatório especial Falsos Positivos 2010.
O Cinep afirma que as vítimas de assassinatos de civis pelas mãos de militares aumentaram.
http://www.es.lapluma.net/index.php?option=com_content&view=article&id=1981:el-cinep-afirma-que-aumentaron-victimas-de-asesinatos-de-civiles-a-manos-de-militares-mas-falsos-positivos-&catid=103:violacion-de-dh&Itemid=447

(10) Presos políticos: http://www.rebelion.org/noticia.php?id=129835

(11) Desaparecimento Forçado, crime de Estado na Colômbia, com dimensiones dantescas:
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=129256

(12) Deslocamento forçado CODHES contabiliza os milhões de pessoas deslocadas em 5,2, no relatório de novembro de 2010.

(13) O Governo beneficia as multinacionais da mineração em detrimento do meio ambiente e as comunidades.
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=132682

Documentario ‘Colombia's gold rush’.
http://www.youtube.com/watch?v=yCpYf8B1vYs&feature=player_embedded#at=161

Parte do VÍDEO de Al Jazeera com tradução ao espanhol:
http://www.youtube.com/watch?v=XsU7QubxDDM&feature=player_embedded

(14) Dos 35.000 paramilitares "desmobilizados", apenas 4 receberam condenação: Vislumbram-se reformas da Lei “de Justiça e Paz” de 2005, depois de 6 anos de aterradora impunidade.
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=133850&titular=suenan-reformas-a-la-ley-%22de-justicia-y-paz%22-de-2005-tras-6-a%F1os-de-