"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ALFONSO CANO REITERA A DISPOSIÇÃO DAS FARC PARA O DIÁLOGO COM O GOVERNO


Fonte:teleSur

Alfonso Cano, máximo dirigente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), reiterou neste domingo, a disposição da organização rebelde para encontrar uma solução política para o conflito armado que vive a Colômbia há mais de cinco décadas.

O máximo dirigente das FARC reafirmou que “acreditamos no diálogo e pensamos ser viável a palavra de ordem central deste evento, a consideramos justa, ‘o diálogo é a rota’”.

A Agência de Notícias Nova Colômbia (Anncol), com sede em Estocolmo, divulgou o vídeo, de quase quatro minutos, em que aparece Alfonso Cano, enviando saudações para o Encontro Nacional de Comunidades Camponesas, Afrodescendentes e Indígenas pela Terra e pela Paz na Colômbia: O Diálogo é a Rota, que começou na sexta-feira passada na cidade de Barrancabermeja (nordeste).

"Quero reiterar hoje os cumprimentos enviados pelo Secretariado do Estado-Maior Central das FARC para este evento, especialmente depois de ouvir o doutor Santos e ao alto comando militar pela passagem do primeiro aniversário deste Governo. De ouvi-los ameaçadores, agressivos, persistindo em suas teses militaristas, falando de reengenharia, reestruturação, novas modalidades operacionais, mas sempre com a idéia oligárquica de que a guerra é a solução para os grandes problemas do país”, disse Cano.

Na gravação, o líder guerrilheiro envia uma mensagem de encorajamento para os 15.000 camponeses reunidos no Encontro que tem como tema “O Diálogo é a rota”.

“Os exalto a persistir e multiplicar esforços, a todas as organizações populares e sociais, aos povos indígenas, aos camponeses, aos afrodescendentes, aos trabalhadores da cultura, porque a paz é, acima de tudo, uma conquista e uma bandeira popular”, afirmou Cano.

Fez um pedido aos participantes do Encontro para “irrigar no país e no mundo esse enorme desejo das grandes maiorias deste país de encontrar soluções políticas para o conflito".

“Pedimos a todos vocês a persistir na multiplicação dos esforços, a trabalhar com mais afinco e convicção, hoje mais do que nunca, lembrando que a paz é sinônimo de tolerância e de justiça social”, acrescentou.

Afirmou também que o presidente do país, Juan Manuel Santos, esqueceu a sua promessa de “deixar para trás o ódio” que reinou durante os oito anos de governo do ex-mandatário Álvaro Uribe. O líder guerrilheiro garante que Santos deve ser lembrado que “há um ano atrás, em seu discurso de posse, prometeu deixar para trás o ódio que tinha caracterizado os oito anos do governo anterior (2002-2010). Essa promessa foi esquecida”, afirmou o comandante.