"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 24 de maio de 2011

Uribe repudiado em sua chegada a Londres


Fonte: Anncol.info


Apesar dos fortes e repetidos questionamentos ocorridos em cidades dos EUA e da Europa, rechaçando a presença de questionado ex-presidente colombiano, alguns centros acadêmicos insistem em tentar impor como acadêmico a alguém que não reúne esses padrões e que seu nome e da sua família estão muito próximos das duras realidades criminosas na Colômbia e isso por si só, não é apenas um insulto à inteligência, mas uma afronta à dignidade dos povos.

É um segredo aberto a existência de ligações diretas do ex-presidente e vários membros da sua família com a estrutura narcoparamilitar colombiana, seu primo irmão e mentor político, Mario Uribe, já foi condenado pela justiça colombiana a vários anos de prisão por paramilitarismo, seu próprio irmão, Santiago Uribe, está sendo investigado pelos mesmos crimes, centenas de parlamentares de seu partido estão na prisão ou sob investigação por narcotráfico e por dar apoio às estruturas paramilitares e, recentemente, muitos membros importantes de seu governo estão na cadeia enfrentando acusações de corrupção. Alguns meios de comunicação denunciam que não cabem mais nas prisões colombianas políticos uribistas, porque já estão lotadas de seus seguidores.

Álvaro Uribe, foi o agenciador de uma estratégia política perversa, que durante seus oito anos de mandato, produziu milhares de desaparecimentos forçados, milhares de torturados, centenas de massacres, milhares de assassinatos políticos (entre estes, centenas de sindicalistas), milhões de deslocados à força, milhares de exilados e a mais condenável impunidade de todos estes crimes.

Alvaro Uribe foi o idealizador de escândalos de corrupção maiúsculos (que incluíram desde seus funcionários, até seus próprios filhos). Durante o seu governo implementou a mais aberta repressão ilegal, concretizada na institucionalização do crime mais abominável, como têm sido chamados os “falsos positivos”; passou por cima dos princípios do direito internacional dirigindo incursões militares, bombardeios e sequestros em países vizinhos, foi o único presidente latinoamericano que apoiou plenamente a invasão do Iraque, e durante seu mandato como presidente e agora que não é mais, não para fazer acusações contra dezenas de defensores dos direitos humanos que, em seguida, recebem ameaças de morte, assinadas pelos grupos paramilitares, os hoje chamados “Águias Negras”.

No plano econômico, Álvaro Uribe, deixou o país com 68% da população na pobreza e indigência, mais de 8 milhões de indigentes e 20 milhões de pobres, sendo que anualmente morrem mais de 20 mil crianças menores de 5 anos por causa da desnutrição aguda . A Colômbia é hoje o 11º país com mais desigualdade social do mundo e é o país mais desigual do continente Americano e o segundo com maior número de deslocados internos em todo o mundo.