"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CHOCADOS? DE TOLIMA A CAUCA SÃO POUCOS MINUTOS!



ANNCOL Telesur / - MM

O representante do Governo da Colômbia, Eduardo Pizarro, anunciou que nesta segunda-feira será quando se tomará uma decisão sobre a liberação de Salim Sanmiguel e Guillermo Solórzano, depois de que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) forneceram coordenadas erradas sobre a localização de os reféns.

“O governo nacional cumpriu, não atuo militarmente, nem houve missões aéreas, facilitou todo o trabalho necessário para a libertação destes colombianos”, disse Pizarro.

Sabe-se lá quantas agências de inteligência foram deslocadas para essas áreas, bastiões históricos das FARC, que sem dúvida são os que melhor conhecem a atitude trapaceira de Bogotá.

Segundo o representante do Executivo, o grupo armado entregou coordenadas diferente do lugar onde se encontravam Sanmiguel e Solórzano e, quando a caravana humanitária chegou eles não estavam lá, pois tinham sido transferidos para o departamento de Cauca (sudoeste).

“Apesar do cumprimento do Governo Nacional, as FARC cometeram um ato que nos choca, hoje as FARC entregaram coordenadas no departamento de Tolima (centro), os helicópteros foram para este lugar e acontece que, supostamente, não se encontravam no departamento de Tolima, mas no departamento de Cauca”.

“Essa conduta das FARC nos causou surprsa, ficamos incomodados e nos preocupa muito”, acrescentou Pizarro.

Diante a situação, o Governo Nacional vai avaliar, nesta segunda-feira, que aconteceu no processo deste domingo, e só então tomará uma decisão a respeito.

“O Governo Nacional vai avaliar o que aconteceu com todas as pessoas que participaram neste processo frustrado e amanhã tomará uma decisão sobre as futuras libertações”, disse.

Em uma breve declaração da capital do país, Bogotá, Pizarro informou que, nesta segunda-feira, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) lhe entregará, para sua avaliação, os dados de uma nova área para concretizar a libertação dos uniformados, que poderia ser no departamento de Cauca.

“Amanhã, o CICV vai entregar ao Governo as coordenadas de uma nova área que pode ser no departamento de Cauca e será avaliado”, enfatizou.

“Em primeiro lugar, o Governo tem cumprido o acordo. Em segundo lugar, chama a atenção o não cumprimento das FARC e o terceiro é que o Governo está comprometido e amanhã avaliará e tomará decisões sobre isso”, concluiu.

Por outro lado, a defensora dos direitos humanos, Piedad Córdoba, através do seu Twitter disse: “Não vou dar declarações, o Governo Nacional de Juan Manuel Santos explicará os fatos. Estou certa de que em breve os veremos livres”.

Minutos antes, Córdoba tinha postado: “Obrigado amigos por ser tão pacientes e compreensivos com as últimas libertações, em relação aos canais regulares será declarado desde o âmbito oficial”.