"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Operação de liberação das FARC é adiada para 7 de fevereiro



O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) informou nesta na segunda-feira, 31 de janeiro de 2011, que a operação de libertação de cinco prisioneiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), será adiado até a segunda-feira 07 de fevereiro.

O CICV detalhou que, por motivos técnicos, foi decidido adiar este processo.

O correspondente de TeleSUR na Colômbia, Vladimir Carrillo, informou que o atraso se deve a “questões técnicas para garantir a segurança das aeronaves”, segundo informações fornecidas por Jean-Christophe Béney, representante da Cruz Vermelha Internacional.

Após esta decisão muda a data de início do processo de liberação unilateral anunciado para a próxima quinta-feira. A operação iniciar-se-á, então, em 7 de fevereiro, às 07h00 local (12h00 GMT), quando a ex-senadora Piedad Córdoba se desloque para a cidade brasileira de São Gabriel da Cachoeira para o início da operação.

De Bogotá, o correspondente informou que nas liberações unilaterais se utilizarão os mesmos helicópteros usados em liberações anteriores das FARC e que se mantendo o protocolo de segurança e de coordenação, assim como a ordem para as liberações.

Na manhã desta segunda-feira, a defensora dos direitos humanos, Piedad Córdoba, teria informado que já tinha em mãos as coordenadas de localização dos retidos e que o processo começaria nesta quinta-feira.

As informações fornecidas por Córdoba também foi divulgada em comunicado emitido pela Presidência da Colômbia.

A política colombiana detalhou na manhã desta segunda-feira que a operação começará em Villavicencio, com o primeiro liberado, o vereador Marcos Baquero.

Posteriormente em Florença, será entregue o vereador Armando Acuña e o fuzileiro naval Henry López Martínez.

Finalmente, em Ibagué, serão entregues o major da polícia Guillermo Solórzano e o cabo do exército Salim Sanmiguel.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), na semana passada, concordaram com os protocolos de segurança acordados pelo Governo e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Os protocolos prevêem a suspensão, por 36 horas, de todas as operações militares nos locais das liberações dos cinco detidos.

Estas medidas de segurança também foram aplicados em duas das operações de liberação anteriores nas quais o Brasil também participou como país coloborador com helicópteros e tripulações militares.

As liberações unilaterais são realizadas em desagravo pela destituição de Piedad Córdoba como senadora e, portanto, as FARC informaram que os liberados seriam entregues a ela.

No dia seguinte ao anúncio do grupo, o governo colombiano divulgou um comunicado permitindo a participação da ativista e, a partir dai, se iniciaram os tramites para consolidar o processo.

Graças à gestão de Piedad Córdoba, desde 2008, um total de 14 detidos pelas FARC conseguiram a liberdade.


TeleSUR