"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Às autoridades da Confederação Suiça, aos Organizadores do Fórum de Davos, à União Européia e, aos povos de Suíça e de toda Europa

Às personalidades, partidos políticos, associações e organizações assinantes, chamamos sua atenção sobrea a visita do presidente colombiano Juan Manuel Santos, quem estará esta semana em Suíça entre os dias 27 e 30 de janeiro do presente ano.

O senhor Santos foi o Ministro da Defesa do governo colombiano anterior. Durante seu mandato milhares de civis foram assassinados e apresentados como insurgentes mortos em combate, com o único fim de demonstrar supostos êxitos e a eficacia das Forças Militares da Colômbia. A verdade tem sido estabelecida pela justiça colombiana, pois constatou que os civis "mortos em combate" são em realidade execuções extra-judiciais, contra civis idefesos, cometidas pelas Forças Armadas dirigidas por Santos.

Nós lembramos aqui, que segundo a Convenção de Genebra, as execuções extra-judiciais de civis são consideradas à luz do Direito Internacional Humanitário, como delitos de lesa humanidade. O senhor Santos, membro da família proprietária do 80% dos meios de comunicação na Colômbia, foi o criador do programa presidencial de recompensas que generou durante seu mandato a guerra suja contra civis e contra opositores políticos.

Apesar da aparente mudança do discurso oficial, mais de 7.500 prisioneiros políticos estão presos nos cárceres do país sob condições indignas; os sindicalistas e defensores dos direitos humanos continuam sendo vítima da guerra suja do governo colombiano, de suas forças militares e paramilitares. Assim como 4.5 milhões de colombianos têm sido desalojados de forma violenta de suas pequenas propriedades e estão à espera hoje em dia de que lhes sejam devolvidas, de que seja feita justiça e a reparação devida. É apenas obvio que toda essa grave situação seja ocultada pelos grandes meios de comunicação, mantendo um silêncio cúmplice para favorecer o poder.

Com sua visita, o senhor Santos insulta à comunidade de refugiados colombianos na Suiça e em geral a todos os defensores de direitos humanos, os quais se indignam diante a impunidade da qual desfrutam dirigentes corruptos do governo colombiano, entre eles o senhor Santos, eleitos com dinheiro sujo do tráfico de drogas e da corrupção estatal, ao mesmo tempo que anunciam a solução militar para resolver o conflito interno colombiano.

Gostaríamos de lembrar às autoridades suíças e aos organizadores do Foro de Davos, que as negociações e tratados econômicos têm como condição ética o respeito dos direitos fundamentais e o respeito ao meio ambiente. Solicitamos à Confederação, como também à União Européia condicionar todo acordo com Colômbia ao respeito absoluto por parte das empresas suiças-européias dos diretios dos trabalhadores e trabalhadoras colombianos.

Agradecemos a todos os assinantes desta carta a solidariedade com o povo colombiano e os convidamos a seguir trabalhando pela solução política do conflito.

Solução política do conflito colombiano JÁ!

Organizações assinantes:

1.-Polo Democrático Alternativo-Suiza

2.-Fédération Syndicale Mondiale F.S.M. Genève, Suisse

3.- "Collectif de soutien à l'ALBA de Grenoble (France)"

4.-solidaritéS-Genève-Suisse

5.-solidaritèS-Vaud-Suisse

6.-Parti Communiste du Tessin (Section du Parti Suisse du Travail).

7.-Jeunesse communiste romande. Suisse

8.-Chemarx-Suisse

9.-Association AIPAZCOMUN-Suisse

10. Action populaire contre la mondialisation-APCM