"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

COLÔMBIA: COM A ÁGUA PELO PESCOÇO



ANNCOL

Um verdadeiro dilúvio inundou extensas áreas da Colômbia, causando uma enorme catástrofe ambiental. A natureza está entregando a conta para a oligarquia colombiana vende pátria, pelos 1,6 milhões de hectares de floresta destruídas entre 2002 e 2010, ou seja, durante todo o governo dos uribistas, que foram convertidos em "deserto verde" de 400.000 hectares de palmeiras para extração de óleo e o restante 1,2 milhões em plantações de cana de açúcar e fazendas de gado como a "El Uriberrimo”, que terminaram fortalecendo o latifúndio narcoparamilitar do uribosantismo governante na Colômbia.

Mas não é só isso. Também 4 milhões de trabalhadores agrícolas e camponeses pobres foram despojados de cerca de 4 milhões de hectares já cultivados, e foram deslocados pelos paramilitares narcotraficantes para a selva, onde passaram a derrubar a floresta para formar pastos e roças para sobreviver, ou migrar para as grandes cidades e engrossar os cinturões de miséria e construir favelas na borda de córregos que são os mais afetados pelas chuvas. O caso de Medellín-Itagui é um exemplo claro do que afirma ANNCOL.

A tudo isto devem ser acrescentados os milhões de hectares de floresta e de cerrado cultivados ou semi-cultivados, aos quais o U.S.Army-colombiano declarou a guerra química, sob o pretexto da guerra contra as drogas, depois de todos esses anos do Plano Colômbia, as tem pulverizando extensamente com glifosato, transformando-as em outro deserto sem vida que não pode reter a água.

O dilúvio sobre a Colômbia também fez flutuar nas águas mais um escândalo de corrupção do uribosantismo que, durante estes 8 longos anos de governo, transformou as conhecidas ‘Corporações Regiões’ em outro ninho de ratos e corruptos da máfia uribista. Hoje, a oligarquia vende pátria colombiana tem literalmente a água no pescoço e já não pode esfregar as mãos, como sempre fazem quando uma catástrofe ambiental atinge a ilha de Cuba, e exclamar extasiados: Agora, sim chegou o fim do comunismo de Castro!

Pelo contrário, parece que a natureza, na sua justa vingança, desta vez deixou os oligarcas e seus aliados gringos nus. Por isso ANNCOL pergunta: De onde eles vão arrumar o dinheiro para financiar os 5% do PIB que o exército EUA-colombiano consome na sua infrutífera guerra contrainsurgente?