"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 7 de novembro de 2010

Uribe vai responder sobre vínculos com paramilitares nos EUA

O ex-presidente colombiano, Álvaro Uribe, deverá se apresentar no dia 22 de novembro diante de uma corte de Washington, para que testemunhe sobre o caso da companhia estadunidense Drummond, empresa que é investigada por um suposto acordo de financiamento com paramilitares que culminou no país sul-americano.
A citação foi lançada a Uribe pela estudante de direito, Charity Ryerson, durante uma das aulas que ensina política na Universidade de Georgetown.

Este tipo de notificações, ato ter contato físico com o citado, o obrigam a fazer presente na corte federal dos Estados Unidos, de acordo com a legislação deste país.

O ex-presidente Álvaro Uribe agora tem a obrigação de se apresentar nos escritórios de Washington da empresa Conrad & Shcerer, que lidera o caso contra a Drummond na corte de Birghmington, Alabama (sudeste).

A denúncia contra a companhia foi realizada por Cláudia Balcero Giraldo, uma vítima do paramilitarismo colombiano, na corte do distrito de Columbia, em Washington.

O advogado da vítima, Terru Collingsworth, assinalou no comunicado de imprensa que "o presidente Uribe tem conhecimento direto de vários temas chave neste caso".

Collingsworth acrescentou que Uribe tem "conhecimento da quantidade de cooperação direta entre as Forças Militares e as (paramilitares) Auto-defesas Unidas da Colômbia (AUC), particularmente, nas áreas da província de César (nordeste) onde operava a Drummond".

Em 2009 cerca de 500 familiares de pessoas que foram assassinadas por paramilitares, denunciaram a empresa estadunidense Drummond Company Inc. por "apoiar crimes de guerra", segundo disse no texto Collingsworth.

Fonte: TeleSur