"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 13 de novembro de 2010

O QUE É TERRORISMO DE ESTADO NA COLÔMBIA



Azalea Robles
Rebelión.org


Saquear, eliminar os descontentes e continuar saqueando.


Para entender a realidade colombiana, muito falsificada pela mídia, deve-se compreender duas premissas fundamentais: por um lado uma realidade de profunda desigualdade social e, correlativa a ela, conhecer de que forma a resposta estatal diante das reivindicações populares é de terror. A história da Colômbia está definida pela pilhagem dos seus recursos: pelo Terrorismo de Estado para manter um status quo de injustiça social. O Estado colombiano facilita a pilhagem dos recursos naturais e humanos da Colômbia: é o garante dos interesses das multinacionais e da oligarquia. Portanto, todo aquele que reivindica por justiça social é assassinado, e vilas inteiras são arrasadas com a finalidade de esvaziar as terras de grande interesse econômico: eliminação sistemática das demandas sociais, políticas, econômicas, ecológicas...

Uma situação dramática que os grandes meios de comunicação de massas sistematicamente ocultam ou falsificam. Agora essa falsa mídia que fazer crer que o governo de Santos é mais moderado, mas nada está mais longe da realidade. Apenas dois dados: nos primeiros 75 dias do seu mandato, foram assassinados 22 defensores de direitos humanos (1), e foram violentadas e assassinadas 3 crianças pelo exército, no que faz parte da prática do terrorismo de Estado (2). O extermínio da oposição, a belicosidade e o empobrecimento continuam a se intensificar com Santos, como pode se evidenciar pelos bombardeios maciços, os desaparecimentos forçados, os aprisionamentos políticos e as Leis lesivas que promovem mais privatizações e deslocamentos massivos de populações, como é o caso de "Lei de Terras", apresentada como A panacéia pela mídia e, embora seja "uma lei sem consulta que coloca vidas em risco e legaliza o despojo" (3).
Os números são importantes porque permitem dar uma dimensão do que é um dos piores genocídios da história contemporânea da humanidade, um genocídio silencioso.

A seguir mostramos o quadro do que é, em números, o Terrorismo de Estado na Colômbia.

O terrorismo de Estado na Colômbia é:

“Somente nos últimos três anos, desapareceram mais de 38.255 pessoas pelas mãos do Terrorismo de Estado na Colômbia...Estima-se atualmente em 250.000 pessoas desaparecidas (seqüestradas ou torturadas) sob a lógica de “dissuadir as reivindicações pelo terror” (O Estado busca que o terror perdure quando um corpo desaparece, pois prolonga a angustia nos sobreviventes) (1).
* A eliminação física de todo um partido político, a União Patriótica (UP), mais de 5.000 pessoas da UP assassinadas pelo Estado (2).

* Mais de 2.704 sindicalistas assassinados, 60% do total de sindicalistas assassinados em todo o mundo são mortos na Colômbia pelas ferramentas do terrorismo de Estado (3).

Na Colômbia, a situação de injustiça social é esmagadora e, a cada dia, se alarga a brecha entre ricos e pobres, sendo a repressão estatal busca calar o descontentamento natural diante desta dramática situação.

Da população da Colômbia 68% vive na pobreza e na indigência. A concentração da riqueza é escandalosa: A Colômbia é o 11º país maior desigualdade social do mundo (colocação n°. 11 do coeficiente GINI de desigualdade), e é o país mais desigual das Américas. Dizemos que existem, segundo os números mais conservadores, 8 milhões de indigentes e 20 milhões de pobres (4). Anualmente, morrem mais de 20 mil crianças menores de 5 anos de desnutrição aguda (dados da UNICEF). De cada 100 mulheres grávidas deslocadas, 80 sofrem de desnutrição crônica (5). Simultaneamente, e correlativo a esta miséria, um único banqueiro, Sarmiento Angulo, controla 42% do crédito nacional e declarou lucros de 1,250 bilhões de dólares no último bimestre de 2009. (6)

* Terrorismo de Estado é o deslocamento de populações em beneficio do grande capital: mais de 4,5 milhão de pessoas foram deslocadas de suas terras pelos massacres dos militares e paramilitares dentro da Estratégia Estatal de "terra arrasada" para esvaziar a população das áreas rurais e assim oferecer as terras de alto interesse econômico às multinacionais sem que haja reivindicações nem moradores...(7).

* 10 milhões de hectares foram roubados assim das vítimas e estas deslocadas. Essas mesmas terras foram oferecidas para as multinacionais, ao grande latifúndio e a novos chefes paramilitares. O escândalo do "agroingresso seguro” serviu para consolidar este roubo (8).

* Terrorismo de Estado é: A maior vala comum da América Latina, uma descoberta dantesca que, entretanto, ainda não levou ao repúdio internacional que merece o regime colombiano: mais de 2.000 ossadas de desaparecidos pela força Omega do “Plano Colômbia” (9).

* Terrorismo de Estado é: A utilização de uma Ferramenta Paramilitar para injetar o Terror na população, a fim de silenciá-la, docilizá-la e deslocá-la. Uma ferramenta de horror que prática violações em massa, esquartejamentos com motosserra, empalações e outras formas de terror de dar arrepios. Um relatório do Escritório de Justiça e Paz, de fevereiro de 2010, indicava que os paramilitares asseguram ter cometido 30.470 assassinatos em 15 anos... E o drama se vislumbra ainda mais dantesco...Vários paramilitares têm testemunhado sobre o caráter estratégico da Estrutura Paramilitar para o próprio Estado colombiano, e deram dezenas de nomes de generais, empresários, multinacionais, políticos, todos promotores do paramilitarismo... e ainda não veio a merecida condenação internacional ao Estado colombiano que, impune, continua impune com tais práticas genocidas (10).

* Milhares de valas comuns contendo milhares de cadáveres de colombianos massacrados pelo paramilitarismo de Estado colombiano: os paramilitares deram algumas coordenadas das valas para assim ser amparar na “Lei de Justiça e Paz", lei que foi criada sob a direção de um dos maiores promotores do paramilitarismo: Álvaro Uribe Vélez. É uma lei que lhes proporciona impunidade se mostrarem “arrependimento”. Em abril de 2007, quando terminava o primeiro ano de busca de valas comuns, a promotoria recebeu 3.710 denuncias de áreas onde podiam ser localizadas, mas a maioria não pode ser explorada, segundo o Estado, por "falta de recursos...” As famílias de milhares vítimas esperam pelos testes de DNA nas ossadas encontradas, mas o Estado justifica sua inoperância alegando "falta de recursos" e “estouro do orçamento”, mas para patrocinar militares e paramilitares os recursos aparecem na hora.

* Terrorismo de Estado é: Fornos crematórios e criações de jacarés da Ferramenta Paramilitar do Estado e das multinacionais... Onde os paramilitares fizeram desaparecer a milhares de pessoas... (11).

* Milhares de assassinatos, incluindo o escândalo dos "falsos positivos": os militares sequestram jovens, são disfarçados como guerrilheiros e assassinados para assim apresentá-los como “guerrilheiros mortos em combate". Os meios de comunicação de massa se encarregam de difundir a mentira, visto que na Colômbia, os meios de comunicação de massa dão como verdade o que suas fontes militares dizem. Isto é feito pelos militares para "mostrar os resultados" da sua guerra contra insurgente e também para assassinar os civis que incomodam. A cobertura mediática dos mortos que são tidos como guerrilheiros é absolutamente macabra na Colômbia: mostram-se os corpos alinhados, seminus... Para, dessa maneira, moldar a opinião pública na desumanização dos guerrilheiros. A diretiva N°. 029, do Ministério da Defesa, fomenta os “falsos positivos” (12).

* Mais de 7.500 presos políticos, muitos deles vítimas de armações jurídicas, uma prática comum contra ativistas dos movimentos sociais (13).

* Centenas de auto-atentados, outro tipo de "falsos positivos" por parte das forças policiais e militares que já colocaram bombas na própria cidade de Bogotá para assim poder criar a base para armações mediáticas de desprestigio contra as guerrilhas. Estes auto-atentados foram preconizados pelo DAS, o Departamento Administrativo de Segurança, como consta de documentos (14).

* As violações dos direitos humanos tem sido aprofundadas no que se evidencia como um país ocupado: na Colômbia existe uma numerosa presença de militares dos EUA e mercenários israelenses; foram implantadas sete bases militares dos EUA, sendo que o Estado colombiano concedeu aos ‘marines’ total imunidade para todos os crimes que cometerem na Colômbia. Já existem vários casos de violentadas por ‘marines’, que estão em total impunidade, pois ‘marines’ têm "carta branca" para violentar, torturar e assassinar na Colômbia (15).

A violência é a ofensiva do grande capital, na sua ânsia de não perder a Colômbia como valioso "armazém de recursos", por isso implantaram e mantiveram essa aberração que hoje é o Estado colombiano.

Se não fosse pela “ajuda” descomunal dos EUA e da UE esse Estado criminoso teria deixado de existir a muitos anos, não teria endividado o povo colombiano para manter os gastos militares e, não contaria com a sua Estratégia Paramilitar de Terrorismo de Estado. Sem seus apoios militares e mediáticos, o Estado colombiano não poderia ter cometido tanta barbárie; e o povo colombiano teria conseguido a sua verdadeira independência, sua emancipação de tanta inveja, morte e dor.

Notas do texto:
(1) http://www.rebelion.org/noticia.php?id=115826&titular=denuncian-el-asesinato-de-22-defensores-de-derechos-humanos-en-los-primeros-75-d%EDas-de-
(2) http://www.rebelion.org/noticia.php?id=115823&titular=el-estado-colombiano-secuestra-viola-y-asesina-a-ni%F1os-en-arauca-
(3) http://www.rebelion.org/noticia.php?id=115829&titular=%22ley-de-tierras-de-santos-es-una-ley-inconsulta-que-pone-vidas-en-riesgo-y-
NOTAS DO QUADRO:
(1) http://www.telesurtv.net/noticias/secciones/nota/71765-NN/colombia-registra-mas-de-38-mil-personas-desaparecidas-en-tres-anos/
O crime de Estado de desaparecimento forçado da "democracia" na Colômbia, há muito tempo ultrapassou os números dramáticos da ditadura na Argentina: só nos últimos três anos, o Terrorismo de Estado desapareceu com 38.255 pessoas (números de fevereiro de 2010 da medicina legal e da promotoria), para uma estimativa total para os últimos 20 anos de 250.000 pessoas desaparecidas... As estimativas do desaparecimento forçado são minimizadas pelo Estado (o agressor), entretanto teve de admitir, pelo menos, 50 mil desaparecidos.

Palestra de Piedad Córdoba em Madri, maio de 2010 "Há 250.000 desaparecidos na Colômbia nos últimos anos”:

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=106344&titular=%22hay-250.000-desaparecidos-en-colombia-en-los-%FAltimos-a%F1os%22-

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=104558&titular=piedad-c%F3rdoba-denuncia-la-pasividad-internacional-y-pide-que-se-condicione-el-tlc-con-europa-

Colômbia: Segundo Congresso Mundial de Desaparecimentos Forçados:

http://www.youtube.com/watch?v=YNQgkbV12tU
http://www.kaosenlared.net/noticia/celebrado-ii-congreso-mundial-desaparicion-forzada-colombia-sos-desapa

Desaparecimentos, crime do Terrorismo de Estado na Colômbia:

http://justiciaypazcolombia.com/50-000-personas-desaparecidas-en

(2) União Patriótica, 5000 militantes exterminados: Genocídio político, crime de Estado: http://www.rebelion.org/noticia.php?id=103227

O plano do Estado e da CIA para exterminar a UP, foi denominado “Baile Rojo” (Dança Vermelha). Documentário de Yesid Campos sobre o genocídio político da União Patriótica:

http://video.google.com/videoplay?docid=8981304868098159223&ei=PpiKS7CINMag-Ab6tKD0BA&q=el+baile+rojo
(3) www.cut.org.co 2.704 sindicalistas assassinados. Representa 60% do total de sindicalistas assassinados no mundo, são assassinados na Colômbia pelas ferramentas do terrorismo de Estado. O recorde mundial em assassinatos de sindicalistas pertence à Colômbia:
www.kaosenlared.net/noticia/colombia-record-mundial-asesinatos-sindicalistas-terrorismo-estado .
(4) O estudo da Missão para a Integração do Emprego (MESEP), Pobreza e Desigualdade 2009, contabilizou oito milhões de colombianos em situação de indigência e 20 milhões de pobres. Nas áreas rurais, 65% dos lares são considerados pobres e 33% vivem na indigência.

http://www.abpnoticias.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2446&Itemid=90
http://www.elcolombiano.com/BancoConocimiento/I/informe_sobre_pobreza_e_indigencia/informe_sobre_pobreza_e_indigencia.asp

(5) Anualmente, na Colômbia morrem mais de 20 mil crianças menores de cinco anos por desnutrição aguda; de cada 100 gestantes deslocadas, 80 sofrem de desnutrição crônica, UNICEF:

http://www.elcolombiano.com/BancoConocimiento/D/desnutricion_infantil_que_no_deja_crecer_/desnutricion_infantil_que_no_deja_crecer_.asp

http://colombia.indymedia.org/news/2009/09/106455.php

Colômbia, pobre entre os pobres: http://alainet.org/active/33960〈=es

(6) Sarmiento Angulo, o empresário mais rico da Colômbia, juntamente com um punhado de oligarcas, entre os quais se destacam Ardila Lule e Santo Domingo, é o maior promotor da nefasta "segurança democrática" do governo Uribe, e, coincidentemente, para cada uma das suas sugestões, Uribe sempre obedeceu em tempo recorde de 24 horas, tal como o fez quando Sarmiento Angulo sugeriu que "o imposto para financiar a segurança democrática" fosse permanente e estendido a todos os colombianos: http://www.lasillavacia.com/historia/1717

http://noticieroconfidencial.com/?p=11

Colômbia: Crescem os lucros e benefícios das grandes empresas
http://www.desdeabajo.info/index.php/actualidad/colombia/4850-colombia-crecen-las-ganancias-y-los-beneficios-de-las-grandes-empresas.html

Modelo neoliberal e desigualdade na Colômbia:
http://www.desdeabajo.info/index.php/fondo-editorial/vertices-colombianos/5779-crisis-del-modelo-neoliberal-y-desigualdad-en-colombia-dos-decadas-de-politicas-publicas.html

http://www.portafolio.com.co/economia/finanzas/ARTICULO-WEB-NOTA_INTERIOR_PORTA-7480367.html

Publicado em 15 de fevereiro de 2010: Lucros do setor financeiro chegaram a $8,5 bilhões. http://www.elespectador.com/articulo187857-ganancias-del-sector-financiero-llegaron-85-billones

(7) MOVICE, Movimento Nacional de Vítimas de Crimes de Estado: 4,5 milhões de deslocados, 2009:
http://www.movimientodevictimas.org/index.php?option=com_content&task=view&id=278&Itemid=64

(8) MOVICE: 10 milhões de hectares despojadas aos campesinos, cifras 2009:
http://www.movimientodevictimas.org/index.php?option=com_content&task=view&id=274&Itemid=69

(9) A maior vala comum da América Latina, uma descoberta dantesca que, entretanto ainda não levou ao repudio internacional que o regime colombiano merece: mais de 2000 cadáveres de desaparecidos pela força Omega do "Plano Colômbia". O exército enterrava ali desaparecidos desde 2005:
http://www.publico.es/internacional/288773/aparece/colombia/fosa/comun/cadaveres

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=99507

(10) Emprego de uma Ferramenta Paramilitar para injetar o Terror na população.
Relatório da Procuradoria de Justiça e Paz, fevereiro 2010; paramilitares asseguram ter cometido 30.470 assassinatos em uns 15 anos:
http://www.telesurtv.net/noticias/secciones/nota/66984-NN/ex-paramilitares-colombianos-reconocen-haber-cometido-cerca-de--30-mil-500-asesinatos/

Testemunhos de paramilitares, de sobreviventes e os resultados das equipes forenses mostram que a Estratégia paramilitar do Estado desenhou um método para esquartejar seres humanos: dando "cursos" utilizando pessoas vivas levadas até os campos de treinamento. Francisco Villalba, o paramilitar que liderou em campo a barbárie de El Aro (departamento de Antioquia), em que torturaram e massacraram a 15 pessoas durante 5 dias, revela detalhes sobre esses "cursos": "Pessoas levadas em caminhão, vivas, amarradas (...) Eram divididas em grupos de cinco (...), as instruções eram arrancar-lhes os braços, a cabeça..., enfim, esquartejá-las vivas (...). Eles saíam chorando do caminhão e pediam para a gente que não lhes fizéssemos nada, que tinham família”.

http://www.eltiempo.com/archivo/documento/CMS-3525024

... "Cursos de Esquartejamento" para treinar paramilitares em sua função mais específica: difundir o terror na população, a fim de "dissuadir pelo terror" e conseguir deslocar de suas terras os sobreviventes que tinham presenciado os massacres.

Assim se expressava o paramilitar ‘H.H’, referindo-se ao exército da Colômbia: "Nós éramos ilegais e eles são mais culpados do que nós, porque eles representam o Estado e tinham a obrigação de proteger essas comunidades mas nós éramos utilizados. Cometemos muitos homicídios e temos que responder, mas eles também devem responder... ".

'H.H' revela vínculos com Byron Carvajal e Rito Alejo del Río:

http://www.elespectador.com/noticias/judicial/articulo116951-alias-hh-revela-vinculos-de-auc-byron-carvajal-y-rito-alejo-del-rio

‘H.H’ confessa mais de 3.000 assassinatos; será extraditado para não divulgar os nomes dos autores intelectuais: http://www.kaosenlared.net/noticia/paramilitar-confiesa-mas-3000-asesinatos-sera-extraditado-para-callar-

Estratégia Estatal Paramilitar esquarteja os homossexuais. Denuncia em video: http://www.youtube.com/watch?v=ZfLqZ2q0zBk&feature=player_embedded http://www.kaosenlared.net/noticia/colombia-estrategia-estatal-paramilitar-descuartiza-homosexuales-video

(11) «Na Colômbia tem-se utilizado fornos crematórios para desaparecer rastros de pessoas assassinadas ou para queimar pessoas vivas. Eram levadas pelos paramilitares a mando do Exército e polícia». Senadora Piedad Córdoba: http://www.piedadcordoba.net/piedadparalapaz/modules.php?name=News&file=article&sid=3345&mode=thread&order=0&thold=0

http://www.elespectador.com/noticias/paz/articulo197845-piedad-cordoba-denuncio-hornos-crematorios-paras-desaparecer-cadaveres-d

Paramilitar Mancuso reafirma que ‘cremaram' vítimas para diminuir estatísticas: http://www.elespectador.com/noticias/judicial/articulo138469-mancuso-reitera-cremaron-victimas-bajar-estadisticas

Estado Colombiano imita crimes nazistas: Paramilitares e Fornos Crematórios... http://www.kaosenlared.net/noticia/estado-colombiano-emula-crimenes-nazis-paramilitares-hornos-crematorio

http://bloguerosrevolucion.ning.com/profiles/blogs/viaje-a-los-hornos-crematorios

http://carlosmora.wordpress.com/2009/05/22/hornos-crematorios-principal-arma-de-guerra-de-paramilitares-en-colombia/

(12) http://www.falsos-positivos.blogspot.com/

Evidências fotográficas de “falsos positivos”:

http://www.youtube.com/watch?v=VuSBNcNsdMU&feature=player_embedded

(13) O regime colombiano mantém encarcerados 7.500 presos políticos: http://www.arlac.be/A2009/2009/Tlaxcala.htm . Campanha européia 2009-2011 pela liberação dos presos políticos na Colômbia. São 7.500, na sua maioria presos de opinião e ativistas sociais. As associações e pessoas do mundo que quiserem apoiar a campanha pela liberatação dos presos políticos na Colômbia, são bem vindas. Para assinar clique no link: http://www.tlaxcala.es/detail_campagne.asp?lg=es&ref_campagne=14

(14) Centenas de auto-atentados que foram preconizados pelo DAS, Departamento Administrativo de Segurança, como consta em documentos desclassificados. DAS, polícia secreta implicada em armações judiciais e em atentados com explosivos, segundo testemunhas e documentos apreendidos do próprio DAS: http://www.kaosenlared.net/noticia/poner-bombas-servicios-publicos-no-chuzada-denunciar-escandalo-das-rea

http://www.rpasur.com/ElmayorescandalodeespionajedelahistoriadelDAS.html DAS, a polícia secreta: http://www.youtube.com/watch?v=VfnkGqy4-tE&feature=player_embedded (15) Bases militares dos EUA na Colômbia: perigo regional e aprofundamento do genocídio; violações sexuais e impunidade http://www.rebelion.org/noticia.php?id=99720 “(…)privilégios, exceções e imunidades outorgadas ao pessoal administrativo y técnico de uma missão diplomática", conforme o pacto militar que os Estados Unidos assinou com o governo Colombiano.

http://www.youtube.com/watch?v=Vugt0NbRlys&feature=player_embedded