"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sobre o ataque com carro-bomba em Bogotá



Comitê Permanente pela Defesa dos Direitos Humanos


Fonte: Rebelion.org

O Comitê Permanente pela Defesa dos Direitos Humanos condena o traiçoeiro atentado com carro-bomba na manhã do dia 14, na 7ª Avenida com a rua 67, que afetou a população do setor, o comércio e a Rede Caracol de Radio, entre outros.

Chama a nossa atenção que este atentado ocorra justamente no início do governo de Juan Manuel Santos, quando começam a se normalizar as relações com a Venezuela, quando a Corte Constitucional analisa a inconstitucionalidade das bases militares norteamericanas, os anúncios da oposição para debater a existência de valas comuns de dimensões catastróficas e, especialmente, quando determinados sectores da opinião pública sugerem a possibilidade de aproximação para o diálogo e de novos esforços para uma solução para o conflito. Devemos observar a quem interessa um atentado desta natureza.

Recordamos que, em 19 de outubro de 2006, quando se vislumbrava um encontro entre o governo e as FARC para encontrar saídas para a questão do intercâmbio humanitário, um carro-bomba explodiu nada mais e nada menos do que o interior da Escola Superior de Guerra. Assim se frustrou um esforço para o diálogo e, após as anunciadas investigações, o tema foi silenciado.

Este atentado tem um cheiro suspeito de provocação dos setores mais à direita, nada de estranho em um país de autoatentados, de um intenso labor das agências de segurança e inteligência militar para produzir falsos positivos, como os que têm sido denunciados nas Audiências judiciais sobre os escândalos do DAS.

Exigimos que se faça uma investigação de verdade, que vá ao mais profundo dos fatos e que desvele os verdadeiros beneficiários de tais atos. Somos solidários com as vítimas e feridos.