"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 16 de maio de 2010

Dilma Rousseff passou a liderar pesquisas no Brasil com 38%


A candidata do PT está em primeiro lugar na preferência sobre o candidato presidencial do PSDB, José Serra. Pesquisas indicam que, se esta tendência for mantida, Dilma Rousseff ganharia a eleição no segundo turno com 40 por cento.

Fonte: TeleSur.net


A candidata à presidência do Brasil, Dilma Rousseff, de acordo com uma pesquisa publicada neste sábado nesse país latinoamericano,se encontra no primeiro lugar das preferências, com 38 por cento, sobre o seu adversário, o opositor José Serra.

A sondagem coloca a Rousseff, candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), com três pontos percentuais a mais da intenção de voto dos brasileiros do que Serra, do Partido Social Democrata (PSDB), que obteve 35 por cento de apoio popular.

A pesquisa, realizada pelo instituto Vox Populi e divulgada no sábado pelo jornal Correio Braziliense no seu site de internet, coloca também à candidata do Partido Verde, Marina Silva, no terceiro lugar da preferência, com 7 por cento, tendo em vista as eleições que se realizarão em Outubro.

Neste domingo, Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, será oficialmente declarada candidata numa reunião da cúpula Verde no Rio de Janeiro.

Segundo a pesquisa, se a tendência for mantida, a candidata governista Rousseff seria eleita à presidência de seu país com 40 por cento dos votos em um hipotético segundo turno, que se realizaria se nenhum candidato obtiver maioria absoluta.

No mês passado, Serra, ex-governador de São Paulo, tinha 34 por cento de apoio contra 31 por cento da ex-Ministra da Presidência, segundo o mesmo instituto.

No entanto, o instituto que realizou a pesquisa revelou que Rousseff mantém o apoio na região nordeste do Brasil, com 44 por cento, e na Amazônia, com 41 por cento.

Enquanto isso, Serra, é o favorito no sul do país com 44 por cento e ambos os candidatos estão tecnicamente empatados na região mais populosa do país (sudeste).

Nos últimos meses, o candidato do PSDB era o favorito dos brasileiros com uma vantagem de entre 5 e 7 pontos de diferença diante da candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No mês passado, o Instituto Sensus, divulgou um empate entre Rousseff e Serra, fato que foi denunciado pelo PSDB perante as autoridades eleitorais, sob suspeita de manipulação.

A pesquisa realizada pela Vox Populi foi aplicada em 117 cidades do país entre os dias 8 e 13 de maio e tem uma margem de erro de 2,2 por cento.