"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 11 de abril de 2010

Sempre Marulanda!

Por Pastor Alape
Integrante do Estado Maior Centra das FARC-EP
Fonte: www.abpnoticias.com

Há dois anos despediu-se para sempre o Comandante Manuel Marulanda Vélez, o criador da Resistência armada das FARC-EP, da cultura da solidariedade e da entrega sem limite à luta pelos interesses dos despossuídos, o sempre ratificado Comandante em Chefe de nossa Organização desde sua fundação até o dia de sua morte. Partiu para sempre se manter vivo na memória dos pobres, como exemplo incessante dos que hoje lutam, lutamos e sempre lutarão pela construção de um mundo de humanismo, solidariedade e ternura. Os combatentes das FARC-EP, das Milícias Bolivarianas e da Militância do Partido Comunista Clandestino e do Movimento Bolivariano, presentes em todas a regiões da Pátria rendemos tributo a seu exemplo de vida e dignidade, agora e em todos os tempos, fazendo de seu ideal e ensinamentos a prática concreta de nosso caminho.

Os opulentos, geradores das misérias que padece nosso povo, pretenderam inutilmente através de seus meios de comunicação silenciar e invisibilizar sua vida e obra. Inúmeras vezes foi apresentado como morto. E ainda hoje, continuam falando da derrota de nossa Organização. O mundo sabe que eles têm inundado em sangue a nação, enxotado quase cinco milhões de camponeses de suas parcelas e fortalecido o modelo de exploração agroindustrial e o latifúndio. Resultado: Colômbia é já o segundo país do planeta com maior descolamento forçoso interno.

Morto o Comandante Manuel, o regime narco-uribista iniciou de forma delirante o anúncio da desintegração das FARC-EP. Mas, para maior raiva da oligarquia e do imperialismo, as forças guerrilheiras de Marulanda continuam desenvolvendo seu acionar político, organizativo, cultural e militar com a firmeza dada pela experiência adquirida, a participação do povo e o legado deixado pelo Comandante Manuel.

Somos um projeto de revolução crescente, transparente, humanista e estreitamente ligado com o povo e suas lutas nas regiões agrárias, nos bairros, nas fábricas, universidades e colégios. Junto a esse universo popular lutamos por uma pátria que queremos sem miséria, sem o autoritarismo do atual regime que ante o novo fracasso por aniquilar a ação insurgente que representamos, exterminou as pequenas empresas, mediante sua estratégia da mal chamada 'confiança inversionista', com a qual favorece o capital estrangeiro, as corporações internacionais e o regime de terror de sua fracassada 'segurança democrática', levando o país a ter o maior número de desempregados da América Latina.

A historia de vida de Pedro Antonio Marín, ou Manuel Marulanda Vélez, ou de Tiro Certeiro como era chamado pela sua ímpar pontaria, é a historia do povo trabalhador, lutador e sonhador de nossos vales e montanhas, de nossos campos e cidades; uma historia de vida limpa, sem mácula, disposta sempre para o sacrifício, de dignidade, de amor e entrega ilimitada. Ele com seu exemplo formou e educou o ser fariano na indissolúvel fibra da disposição ao sacrifício, à solidariedade, à lealdade e a entrega total aos interesses dos excluídos, sem ambicionar qualquer benefício pessoal. Ele despediu-se livre, sem deixar nada material porque nada tinha que atrelasse sua vida a interesses pessoais de qualquer tipo. Sua riqueza consistiu em ter um coração que palpitava forte e firme no combate e infundia nos guerrilheiros entusiasmo e coragem até nos momentos mais difíceis.

Seus opulentos perseguidores, que impõem a violência e o terror para manter seus privilégios, algum dia serão julgados pelo Supremo Tribunal da Justiça Popular. Algo semelhante acontecerá com o narco-autoritário governante de turno. Não escapará impune. Haverá de ser condenado por ter criado zonas francas à medida exata para o enriquecimento fraudulento de seu patrimônio familiar sob a tutela do regime; pelos seus estreitos vínculos com narcotraficantes e seu papel de organizador e orientador do paramilitarismo; pelos milhares de assassinatos, conhecidos como 'falsos positivos' e, apresentados de forma macabra pelos monopólios da desinformação como supostos êxitos da chamada 'segurança democrática'; pela Yidispolítica e a fraudulenta reeleição, os grampos realizado pelo Departamento Administrativo de Segurança (DAS) sob controle direto do narco-presidente; pelas ameaças permanentes à independência da Suprema Corte; pelas terras arrasadas de Carimagua para enriquecer seus amigos; pela perseguição e encarceramento de milhares de colombianos inocentes, que na verdade são mais de 7.500 presos políticos. O povo espera que a justiça seja feita.

Manuel caminha nos passos seguros dos combatentes e militantes que arvoramos suas bandeiras de redenção humanista e, nos anseios democráticos e soberanos do Continente. Manuel é presente e futuro da luta, certeza na vitória anti-imperialista e energia para construir a Paz com Justiça Social.