"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 4 de abril de 2010

Piedad Córdoba irá a Europa em busca de apoio para Acordo Humanitário em Colômbia

A Senadora liberal colombiana Piedad Córdoba anunciou que viajará a próxima Terça0feira a Europa a solicitar aos governos desse Continente respaldo para um Tratado Humanitário que permita ama saída ao conflito armado desse país, protagonizado pelo Governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

"Pedirei a todos os governos europeus o apoio para um Acordo Humanitário" afirmou a Senadora colombiana através de sua conta na rede social Twitter.

A Senadora Córdoba que lidera a organização humanitária Colombianas e Colombianos pela Paz explicou que o objetivo do que ela tem denominado a "Gira pela Paz", é o de projetar um Acordo Humanitário no seu país.

A viagem que empreenderá a Senadora durará 15 dias e será por meio de convites dos países e, entre os destinos previstos estão França, Suiza, Espanha e Suécia.

A legisladora precisou em sua conta de Twitter que se encontrava detalhando a agenda y os documentos que necessitará para sua viagem a Europa

Por este meio, a Senadora, também, expressou sua felicidade pela culminação com êxito do operativo humanitário com o qual lograram-se a liberações unilaterais do soldado Josué Calvo e o Cabo Pablo Emilio Moncayo por parte das FARC.


O Cabo Moncayo estava retinido pelas FARC desde o 21 de dezembro de 1997, data na qual a Organização insurgente assaltou o Centro de Comunicações do Exército no cerro Patascoy (estado colombiano de Nariño).

Por sua parte, Josué Calvo levava 11 meses cativo pelas FARC e, devido a seu estado de saúde foi liberado pelos rebeldes.

Moncayo foi liberado pelas FARC na Terça-feira passada, enquanto o soldado Calvo foi entregue dois dias antes.

A missão humanitária encerrou seus trabalhos a passada Quinta-feira junto com os gestos unilaterais por parte das FARC com a entrega do corpo do maior Julián Guevara, morto em cativerio no ano de 2006, logo de 8 anos em mãos dos insurgentes.

Nesse processo de liberações, a Senadora Piedad foi a cabeça da Missão Humanitária integrada pela Cruz Vermelha Internacional (CICR), Colombianas e Colombianos pela Paz , Dom Leonardo Gómez Serna representando a Igreja e, um grupo de militares brasileiros encarregado da logística.

Em um Comunicado as FARC anunciaram que a liberação de Moncayo seria a última entrega unilateral e que o caminho a seguir seria efetivar o Intercâmbio Humanitário. Sob poder das FARC encontram-se 21 militares e policias para serem trocado por guerrilheiros presos nos cárceres da Colômbia e EUA.

Por sua parte, esta semana, o mandatário colombiano manifestou que aceitaria estabelecer negociações para um Acordo Humanitário com a condição de que os liberados não retomaram as armas.