"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 21 de abril de 2010

O INICIO DA CAÇADA COMEÇOU MAL



ANNCOL

ANNCOL, que não engole tudo inteiro, faz as seguintes perguntas ao Comando Sul do Exército dos EUA, de onde dependem hierarquicamente os militares colombianos mortos e feridos em Chaparral


O Comando Geral das Forças Armadas da Colômbia, de acordo com comunicado publicado na rede de notícias ao seu serviço (http://www.rcnradio.com/noticias/nacional/20-04-10/comando-de-fuerzas-militares-entrega-identidades-de-v-ctimas), informa um acidente aéreo ocorrido em 21 de abril na base militar ianque de Chaparral, onde perderam a vida sete altas patentes militares das Forças Armadas da Colômbia; entre eles o general Fernando Joya Duarte, comandante da Força Tarefa do Sul de Tolimal; o coronel Arturo Herrera Castaño, comandante da Brigada Móvel 20; o tenente-coronel Juan Gonzalo Lopera Echeverry, oficial de operações da Força Tarefa do Sul de Tolima; o capitão-de-fragata Rodolfo Garzón Venegas, piloto do helicóptero Bell 222 da Vertical de Aviação; o co-piloto, tenente-de-fragata Camilo Andres Cujar, além de um número indeterminado de soldados feridos, que viajavam em um helicóptero da empresa privada Vertical de Aviação com o objetivo de caçar o comandante das Farc, Alfonso Cano.

Ao entrar água no chope da festa que marcou o inicio da caçada, como era de se esperar, Uribe Vélez, com lágrimas de crocodilo, desejou paz nos túmulos dos heróis da pátria e pediu um minuto de silêncio. Pedido reproduzido exatamente igual por mais de mil vezes, nos comentários que depois de cada noticia os militares do departamento de guerra psicológica do glorioso Exército da Colômbia escrevem nos jornais ao seu serviço.

Visto o vídeo que "coincidentemente" foi gravado no momento do acidente, ANNCOL, que não engole tudo inteiro, faz as seguintes perguntas para Comando Sul do Exército dos EUA, do qual dependem hierarquicamente os militares mortos e feridos:

1 - Por que as altas patentes militares viajavam camuflados em helicópteros civis de empresas privadas de aviação, enquanto os soldados são transportados em helicópteros oficiais norteamericanos? É assim que a guerra foi privatizada na Colômbia?

2 - A divulgação do vídeo com tempo suficiente para ser editado, mais parece uma montagem feita nos laboratórios da Inteligência Militar do que um registro cinematográfico real. Mas, confiando na sua veracidade, surgem as seguintes perguntas: Por que razão um helicóptero militar com as características do Huey norteamericano, pilotado por peritos militares treinados pelo “U.S. Army", investe repentina e diretamente contra o helicóptero civil dos comandantes, como mostra o vídeo? Era um piloto suicida que queria atentar contra seus comandantes ou uma perda de controle do Huey por outras causas que querem esconder?

3 – O helicóptero civil caiu ao chão e se incendiou ou explodiu no ar? A causa da queda foi um acidente real ou foi por outra causa, que também quer se esconder?

É assim que o dinheiro dos cidadãos contribuintes dos EUA é empregado, armando e treinando "Omega Forces" tão eficientes como estas?

ANNCOL lamenta a morte e ferimentos dos soldados caídos na base militar ianque de Chaparral; da mesma forma que lamenta as mortes dos milhares de colombianos que "diariamente" morrem ou Desaparecem Positivamente em todo o país por causa do conflito armado colombiano e da guerra que a “oligarquia vende-pátria” declarou contra o povo colombiano há mais de 60 anos.