"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 1 de abril de 2010

MISSÃO QUE RESGATARÁ RESTOS DE REFÉM DAS FARC JÁ PARTIU PARA LOCAL DESIGNADO

BOGOTÁ, 1 ABR (ANSA) -

O helicóptero brasileiro em que viaja a missão humanitária que resgatará hoje os restos do capitão Julián Guevara decolou do aeroporto Vanguardia, localizado na cidade de Villavicencio, às 09h56 locais (11h56 no horário de Brasília).
A expectativa é que a aeronave, onde está a senadora colombiana Piedad Córdoba, que encabeça a operação e tem as coordenas do local exato em que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) deixaram Guevara, retorne ao aeroporto por volta do meio-dia no horário local.
Ao final do operativo, os resíduos orgânicos passarão por exames médicos durante até sete dias para que se tenha certeza que se trata do capitão. Antes disso, porém, os restos ficarão com Emperatriz de Guevara, mãe da vítima, por tempo indeterminado.
Antes da decolagem de hoje, o alto comissário da Colômbia para a Paz, Frank Pearl, agradeceu ao Brasil, e especialmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela colaboração nos operativos.
"Não temos palavras para agradecer ao presidente Lula e aos funcionários brasileiros, que estiveram sempre dispostos a oferecer tudo que necessitávamos, com toda a discrição. Temos muito o que aprender com eles", indicou.
Além do discurso de Pearl, a equipe humanitária também realizou uma oração liderada pelo monsenhor Leonardo Gómez Serna, que também tem participado das ações.
A entrega dos restos de Guevara, morto em cativeiro, é a terceira operação de resgate de reféns das Farc realizada nesta semana. O sargento Pablo Emilio Moncayo foi libertado na última terça-feira e o soldado Josué Daniel Calvo, no domingo.
No entanto, o grupo armado informou através de um comunicado que estes serão seus últimos "gestos unilaterais" e que espera uma "troca humanitária" de outras 20 pessoas sob seu poder por guerrilheiros presos. (ANSA)
01/04/2010 12:31