"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 6 de março de 2010

O TODO PODEROSO URIBE VÉLEZ FRACASSOU



ANNCOL


O referendo da reeleição ruiu porque Uribe fracassou. Não foi por causa dos vicios do processo. Isso deve ficar bem claro.

Uribe fez o até o impossível para atender os ricos. Nacionais e estrangeiros. Ele não pode e nem o seu sucessor poderá. Destruir a fortaleza histórica da insurgência colombiana e sua fonte invencível: a capacidade de resistência multiplicadora do movimento popular.

Uribe feriu o país. Negociou sua impunidade como quis, com os recursos de 43 milhões de colombianos, ou mais. Fez tudo o que ele pediram e dá até propina, como disse uma vez Bush em suas piadas pobres.

Com um país no calor da batalha insurgente não é possível saqueá-lo tão facilmente. Por isso, Uribe deve ser substituído por outro 'limpo', mas que continue no mesmo caminho do Terrorismo de Estado, dos falsos positivos, dos paramilitares reengajados e das agressões aos vizinhos.

Não nós enganemos. O Tribunal Constitucional não representa em nada o sentimento nem os interesses do povo colombiano. Mas sim aos donos do país e seus testas-de-ferro. Nove representantes dos ricos induzem o país a acreditar que a substituição de Uribe é a salvação da constitucionalidade. Velha manha da oligarquia colombiana de solucionar a hecatombe pelas costas do povo colombiano.

O Tribunal não é uma engrenagem solta, pois recebe ordens de cima. Apesar da obsessão de Uribe em obter um terceiro mandato – assim como os fascistas – o narcoparamilitar, o corrupto, o trapaceiro, o mentiroso, é um sujeito incomodo e insensível para os poderosos. Álvaro Uribe Vélez intui que uma coisa é ter o poder, outra é quem pode garantir a sua segurança após a presidência . Talvez o uribista Petro.

A solução política para o conflito social e armado que a Colômbia atravessa, é o caminho. Construamos a Nova Colômbia em conjunto.