"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 26 de março de 2010

Governo colombiano faz de todo para impedir a entrega unilateral de prisioneiros de guerra por parte das FARC-EP

Comunicado

01. Nossa decisão de liberar unilateralmente o Sargento Moncayo e o soldado Calvo é irreversível, assim como também a entrega dos restos mortais do Maior Guevara.

02. As dificuldades surgidas nestas últimas semanas e que têm ocasionado novas demoras são conseqüência dos acrescentados operativos militares, pois enquanto o governo afirma que facilitará as condições para o regresso dos prisioneiros, incrementa suas operações nas três áreas fazendo todo o possível para impedir a liberação.

03. Moncayo e Calvo estão prontos para sua liberação. A entrega dos restos mortais do Maior Guevara devemos posterga-la dado que o exército ocupa a área onde se encontram.

04. A liberação unilateral determinada pelas FARC-EP, é um demonstrativo gesto de paz, uma forma de confirmar a inequívoca vontade política pela troca de prisioneiros. O governo Uribe deve garantir sua culminação sim provocações, nem armadilhas, com respeito diáfano frente às famílias, o país e o mundo. Jamais tem-s visto um exército colocar tantos obstáculos no processo de libertação de seus próprios soldados.

05. É necessário tornar públicos os protocolos acordados.

Secretariado do Estado Maior Central -FARC-EP-
Montanhas de Colômbia, Março 23 de 2010