"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 8 de março de 2010

AS FARC ESTÃO DE ACORDO COM A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL


ANNCOL

Anexamos pronunciamento das Farc sobre a demora na entrega de dois prisioneiros vivos e um morto. Este lamentável fato, pela indolência do governo da ‘segurança democratica’.
***

Comunicado

1. Desde março do ano passado estamos prontos para libertar o cabo Pablo Emilio Moncayo, o soldado Calvo e entregar os restos mortasi do major Guevara.

2. O governo, ao invês de facilitar as gestões, tem intensificado as operações, buscando um final fatal.

3. O presidente simula esquecer que as liberações são uma decisão unilateral das FARC-EP, com a que evidenciamos nossa disposição para a troca de prisioneiros de guerra.

4. Reiteramos que é através do CPP, encabeçado pela senadora Piedad Córdoba, que se concretizará a fase final das liberações e que não opomo-nós ao acompanhamento da Conferência Episcopal e da CICR nessas gestões.

5. Se o governo do Brasil, com o concurso do CICR, resolve contribuir nesta missão humanitária, não fazemos objeção.

6. Estamos atentos à publicação dos protocolos, através dos quais o governo dê as garantias e a seguridade daqueles que participarão de toda a missão.

7. Uma vez conhecidos os protocolos de garantias, através do CPP, entregaremos as coordenadas para iniciar o processo que leve o cabo Moncayo e o soldado Calvo de volta ao lar e, para que Dona Emperatriz possa receber os restos mortais do seu filho.



Estado Maior Central das FARC-EP
Montanhas da Colômbia, fevereiro de 2009