"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Honduras no Coração

VIVA O JORNALISMO LIBERTÁRIO

Por Raul Fitipaldi. Brasil
Fonte:desacato.org

(Nas duas principais línguas da minha Pátria Grande)

Sou jornalista, que bom! Sou jornalista comprometido, melhor ainda! Neste momento, 22:38 desta terça-feira, 22 de setembro, em lugar de me guardar na caminha, pensar no salarinho de merda que vou ganhar a fim de mês para narrar o que o patrão me ordena e segundo ele deseja; porque sou jornalista, porque estou comprometido, recebo no Skype o chamado do irmão Rony J. Martínez Chávez, guri de 25 anos e âncora da Rádio Globo Honduras, a rádio da Resistência, esta mensagem: [20:57:59] RONY JONATHAN MARTINEZ CHAVEZ diz: “TAMOS TRISTES, CONSIGUEME INFORMACON DE CABLES QUE INFORMEN, SOBRE LA CRISIS EN HONDURAS”. Não preciso traduzir, né? Janto alguma coisa e subo a meu Chão de Fábrica, onde descansa minha máquina de dizer, e fico a postos. Respondo: “[21:00:13] Raúl Fitipaldi diz: Rony, dejame que voy a comer rapidito, acabo de llegar de clase y todo lo que agarre te lo paso Hermano. En 10 minutos empiezo a trabajar con ustedes. NO SE ACHIQUEN, ESTO ES ASÍ!!!!” Que bom, que orgulho imerecido, vamos gente, devo ficar em vigília, Honduras está no Coração. Honduras é aqui, dentro de mim e em qualquer lugar onde se localize um latino-americano militante.

Para quê esta arrogância de falar em mim, da minha atividade militante como jornalista, quem sou eu? Ninguém, apenas um jornalista autônomo, velho, cansado do silêncio da imensa maioria dos colegas, da solidão à qual estamos submetidos os “malditos” no dizer da colega Elaine Tavares. Que virtude ou importância tem o que estou fazendo?, nenhuma. É o óbvio, estudei para isso, para servir à sociedade, de forma independente, livre, comprometida como homem do meu tempo. Como companheiro, como pai, como filho, como gente. Ou seja, cumpro o papel que me corresponde, nada há de extraordinário nisso.

Onde existe muito de extraordinário é no exercício miserável e descompromissado que fazem do jornalismo os burocratas de plantão que só falam o que o patrão lhes ordena. Os que confundem vocação com fama. Os que não se atrevem a criar uma mínima distância entre seus interesses e a notícia em si. Aqueles que se jactam de serem objetivos e manipulam a notícia só em favor dos poderosos. Aqueles que nos apedrejam por nós declarar PARCIAIS. PARCIAIS? SIM CLARO, SOMOS PARCIAIS, DO LADO DOS FERRADOS! Do lado que não paga prêmio. Porém, nos dá alegrias imensas de participar com dor, mas com firmeza, com atenção redobrada, com amor infinito, com fraternidade imensa, com instinto alerta, com amor pela PATRIA GRANDE, e ler os despachos noticiosos, urgentes como este:

TeleSUR _ Hace: 28 minutos

El presidente de Honduras, Manuel Zelaya, denunció este martes un plan del gobierno de facto para allanar esta misma noche la embajada de Brasil, donde se encuentra alojado desde el lunes, capturarlo y asesinarlo, y detalló que incluso ya cuentan con los médicos forenses que declararán que el mandatario se suicidó.

"Estamos siendo amenazados que hoy en la noche (martes) se van a tomar la embajada de Brasil (...) Supuestamente hay un plan sea de captura y asesinato, tienen los forenses para declarar que es un suicidio", aseguró en dignatario en entrevista exclusiva con teleSUR desde Tegucigalpa.

"Lo advierto a la comunidad internacional, yo Manuel Zelaya Rosales, hijo de Hortencia y José Manuel, no se suicida, está vivo, luchando por sus principios con firmeza y prefiero morir firme, que arrodillado ante esta dictadura y eso que quede muy claro ante estos tiranos que están queriendo gobernar al país con la fuerza de las armas", agregó.

Embora Rony Martínez e seus companheiros estão com a tela aberta em TeleSUR, a notícia passa batida por uns minutos. Lá vai nosso aviso pelo Skype, desde uma ilha longínqua no Atlântico Sul, a nossa, aquela que aloja a bela Florianópolis. Neste instante me doem nos ossos as balas que os paramilitares estão despejando nos corpos dos moradores de Tegucigalpa, e que unidos aos militares, procuram agredir às autodefesas espontâneas criadas pelo povo hondurenho. Os milicos se metem nas casas das pessoas, as crianças choram, as mães berram. Iraque é aqui. Don David lê a notícia de TeleSUR. Muitos estamos ligados desde diversas partes do mundo, nem todos os que seriam necessários. Os gritos do povo se arremessam nas caixinhas de som. Há silêncio e paz em Rio Vermelho, norte da Ilha. Todos, gente e bichinhos dormem. Os jornalistas da Radio Globo Honduras faz mais de 30 horas que não dormem. Ontem trabalharam à luz de velas durante horas. Homens e mulheres, alguns jovens demais como Rony e Ariella Cáceres. Um dono de rádio privada honesto: Alejandro Villatoro. Um jornalista experiente e responsável: Don David Romero Elner.

Estou com eles, estou no meu país, estou na minha amada América Latina, lutando com o pesar de não estar com o corpo e o sangue a serviço da trincheira física. No entanto, como posso, junto aos meus irmãos, disponho-me na briga da minha pátria, o faço como trabalhador, conheço meu dever de classe e não abdico dele. Estou aqui e ficarei a noite toda. Dormirei e acordarei muitas vezes. Não é uma viagem virtual até Honduras, Honduras está dentro de mim, como homem, como educador, como militante, como pequeno revolucionário, mas, sobretudo, como JORNALISTA LIVRE, CLASSISTA E LATINOAMERICANO.

Precisava partilhar isto, que os leitores me compreendam.

MORRAM GOLPISTAS CARALHO!

HONDURAS RESISTE E ENSINA!