"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 4 de agosto de 2009

Nem Lula, nem Cristina, muito menos Evo devem receber o Caim da América.

Fonte: www.teleSURtv.net e www.anncol.eu

O presidente colombiano Álvaro Uribe iniciará hoje Terça feira junto a seu Chanceler Jaime Bermúdez, uma viagem por sete países para explicar aos respectivos mandatários o relacionado com as bases militares estadunidenses que se instalarão na Colômbia, ademais de abordar assuntos relacionados com a União de Nações Sul-americanas (UNASUL), segundo um comunicado.

Por encargo da CIA, ele viaja com a missão de observar a atmosfera política e depois passar o informe a seus chefes, os algozes coes ianques, que, também, poderão ser seus juizes no futuro.

É de conhecimento público que esse sujeito compra a impunidade a qualquer custo. Sua inclusão na lista de criminais mais procurados do mundo assim o assinala. Por algo sua chapa com o número 82. Seu amplo prontuário delitivo o está deixando nervoso. Com a submissão escancarada ao Império ianque aspira a deixar a presidência atrelada a seu ´perdão e esquecimento´. Por isso Washington o exprime a vontade: soberania, terras, petróleo, mineração e carvão estão em subasta a preço de banana. Daí que seja tão urgente um Acordo Nacional para derrubar esse canalha.

A reunião de UNASUL está prevista para o próximo 10 de agosto no Equador, em momentos nos quais vários mandatários da região e membros desse organismo têm solicitado a Uribe explicar as implicações de esse acordo militar com EUA. Porém, Uribe anunciou que não assistirá ao evento.

Um Comunicado da Casa de Nariño, sede do governo colombiano, expressa que “Uribe e o ministro de Relações Exteriores, Jaime Bermúdez, iniciarão hoje, Terça feira, uma viagem por vários países de América do Sul, na qual se entrevistarão com Chefes de Estado para abordar os temas do terrorismo na Colômbia, seus riscos e os assuntos relacionados com UNASUR” .

Os encontros com os governantes de Peru, Alan García; de Chile, Milchelle Bachelet; de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; de Aergentina, Cristina Fernández e, de Paraguai, Fernando Lugo, já estão confirmados.

O primeiro destino da agenda de Uribe será Peru, onde se reunirá em horas da tarde local com o presidente dessa nação, Alan García.

Na Quarta feira, se reunirá com Michelle Bachelet e em horas da tarde com Fernando Lugo.

Cave destacar que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, te qualificado esse acordo militar de Colômbia com EUA como uma ameaça à estabilidade de seu país e da região.

Em protesta contra esse convênio e pelas acusações de Bogotá sobre um suposto desvio de armas adquiridas por Venezuela em 1988 rumo à guerrilha das FARC, o qual nunca foi comprovado, Chávez decidiu congelar as relações diplomáticas e comerciais com Colômbia.

O mandatário venezuelano assegurou que na reunião de UNASUL apresentará como um dos temas centrais a chegada de centenas de marines e armamento dos EUA às bases colombianas.

“Esta semana já conversei com vários Chefes de Estado de nosso Continente, para alertar-los acerca do perigo que representam as novas bases militares ianques para Venezuela”, manifestou Chávez no se costumeiro artigo dominical.

Equador, Brasil e Chile, entre outros países sul-americanos têm expressado, também, seus reparos ante a possibilidade de que tropas dos EUA se instalem em solo colombiano.