"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 16 de agosto de 2009

Faltam as batalhas decisivas.

Por Raúl Crespo. Venezuela

Para as sociedades como para seus povos, não há processo sem desafios. O processo é uma batalha da mesma maneira que a vida é um combate; sempre tem podido observar-se estes axiomas, porque, até hoje, a história das revoluções apenas se tem diferenciado da história militar. O proletariado tem a força necessária para sair vitorioso dos projetos golpistas.

Na situação atual, o que se requer, não é uma retirada estratégica como a de Manuel Zelaya senão a preparação de uma contra ofensiva estratégica interna e externa de luta para defender e estender as conquistas revolucionárias conseguidas da mão do povo e consolidar as reivindicações dos estratos oprimidos.

A tarefa estratégica para o próximo período contra-revolucionário de agitação, propaganda e organização golpista consiste em superar a contradição, entre a maturidade das condições reais da revolução que há que alcançar com a imaturidade dos governos, do povo e os partidos.

É preciso organizar as massas para a luta cotidiana contra os projetos golpistas no Equador e na Venezuela, sob o programa revolução, socialismo ou morte.

Devemos incrementar as forças organizativas com os conselhos comunais e as milícias, a alça do nível de combatividade do povo em todos os países que apóiam a revolução bolivariana, ao tempo que evitar que a gravidade da política Obama, suborne as massas manipulando a verdadeira crise social e política para a América Latina.

Apesar do atraso da consciência política, apesar da desocupação massiva e o reforço que isto significa para a ofensiva golpista, apesar do apoio que oferecem as burocracias operárias traidoras ao processo, o povo revolucionário deve ter a capacidade de combate em toda a nação, respondendo com poderosas medidas ofensivas e defensivas em todos os países.

Há que evitar que tenha sucessos duradouros a nova e muito perigosa ofensiva que estão montando as forças capitalistas desestimando a solução socialista à crise. Esta ponte deve consistir em uma maior informação, não transitórias, que partindo das condições atuais pela ofensiva contra-revolucionária e da atual situação de repúdio aos golpes a consciência das massas conduza à conquista definitiva da evolução revolucionária para outra democracia. Princípio de participação que tem que defender para a inclusão do povo no poder.

Necessidades forjadas nestes últimos dez anos pelo crescimento das forças populares para satisfazer as necessidades mais prementes, congeladas por dois séculos. No transcurso têm existido revoluções, exceto Cuba, as contra-revoluções triunfaram por carecer de apoio massivo popular.

Hoje, as revoluções pacíficas se expressam de diversas formas, sempre perseguindo satisfazer antigas necessidades como as novas produzidas pelo próprio capitalismo que nos leva de crise em crise a cada vez mais dantescas, portanto, há que declarar em nível internacional a luta contra o golpismo gerando pressão em favor da unidade de ação ou a unificação revolucionária com Equador, Cuba, Brasil, Argentina, Bolívia, Venezuela, Rússia e China, si é possível com caráter unitário com a ALB A e UNASUL, com conselhos de delegados permanentes para frear o ímpeto contra-revolucionário, que utiliza à OEA e ONU como aliados diplomáticos de Washington.

O que falta aos nossos dirigentes, nestes anos de processo é uma ambição racional, ou seja, realizável. Nossos debates políticos, precisamente pela industrialização que começou, demonstram substantivamente que nossos responsáveis perderam de vista as novas realidades e as condições mediatas de esperança, e isso até o ponto que a maioria dos projetos estão estagnados ou cresceram muito pouco, frente ao capitalismo, que ainda em crise pretende alçar-se novamente como triunfador.

Para enfrentar as batalhas que se aproximam, para combater na marra os elementos do golpe, necessitamos:

-Incrementar uma camada de gente radicalizada no partido e nas estruturas políticas.

- A organização de uma ala da esquerda política, combativa do partido revolucionário para que esteja do lado do povo miliciano e com os conselhos comunais.

- Mobilização e capacitação permanente desta ala com o fim de substituir as direções conciliadoras e desleais que operam dentro da estrutura pública.

-Na medida em que em cada etapa sucessiva, estes militantes incrementem o conhecimento e a convicção política, arrastaram ao partido revolucionário do povo, a concorrência com os socialdemocratas do PSUV. Guerra de idéias com fundamentos reais pela transição ao socialismo que se impõe.

- O ressurgimento revolucionário, ao que já não podemos perder mais tempo em esperar, não responderá à eloqüência patriótica nem aos toques de trompete das épocas das grandes revoluções com choques físicos, senão à exata análise, ao rigor pensamento, à precisão do raciocínio, e ao convencimento da morte, requer uma raça especial de lideranças, para fazer frente ao imperialismo capitalista.

Versão em português: Raul Fitipaldi, de América Latina Palavra Viva.

Fonte: www.desacato.info/