"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Zelaya pede fim da repressão e diz que voltará a Honduras

“Se agora não puder, voltarei amanhã ou depois de amanhã”, disse. Com a pista do aeroporto de Tegucigalpá bloqueada por veículos militares, o avião que transportava Zelaya foi obrigado a pousar em Manágua, capital da Nicarágua, país vizinho de Honduras.

“Se tivesse um paraquedas, imediatamente teria saltado do avião”, declarou o presidente deposto enquanto ainda sobrevoava Tegucigalpa. “Faço o que posso e os pilotos também. Vou continuar a lutar por aquilo em que sempre acreditei, a mim não me assustam'', acrescentou.

Ao menos duas pessoas morreram, ontem (05), nos confrontos em Honduras, quando milhares de manifestantes pró-Zelaya marcharam para recebê-lo no aeroporto e foram detidos pelos militares.

''Soldados hondurenhos, não apontem as armas, não matem seus irmãos. Eu ordeno, em nome de Deus, que cesse a repressão contra o povo hondurenho'', pediu Zelaya. ''Hoje o povo vê a grande diferença entre um democrata eleito e esses senhores que, abusando das armas, reprimem toda a nação”, completou, desde El Salvador, onde encontrou-se com líderes latino-americanos. Os partidários de Zelaya vibraram quando o avião se aproximou.

Isolamento

O governo interino tem mantido uma postura desafiadora, afirmando que a deposição de Zelaya foi uma transição constitucional. Mas sua retirada do poder despertou condenações internacionais, especialmente dos aliados de esquerda de Zelaya na América Latina.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) suspendeu Honduras na noite de sábado, após o governo interino ter se negado a receber o retorno de Zelaya. Essa foi a medida mais grave de governos estrangeiros para isolar o empobrecido país da América Central que sobrevive da exportação de café e têxtil.

A suspensão vai complicar o acesso de Honduras a empréstimos multilaterais, em especial à ajuda financeira dos Estados Unidos ao país, que é o terceiro mais pobre do hemisfério, atrás de Haiti e Nicarágua.

Zelaya foi deposto no dia 28 por militares e obrigado a embarcar em um avião para a Costa Rica. O governo de facto, com apoio do Congresso, das Forças Armadas e da Suprema Corte, acusa Zelaya de desrespeitar a Constituição ao convocar um plebiscito para decidir sobre a convocação de uma assembléia constituinte. Não existe saída constitucional do presidente, como o impeachment, em Honduras. A ação do governo de facto foi condenada pela comunidade internacional.

Retorno impedido

Zelaya declarou que os militares haviam colocado veículos na pista e ameaçado com uma interceptação aérea. ''Se eu tivesse um paraquedas imediatamente me lançaria deste avião'', disse Zelaya após a abortada tentativa de retorno.

Ao aproximar-se do espaço aéreo hondurenho, Zelaya havia exigido lealdade dos militares e ordenado que fosse permitido o pouso de seu avião. ''Sou o comandante-geral da Forças Armadas, eleito pelo povo, e peço ao Estado-Maior das Forças Armadas que cumpra a ordem de abrir o aeroporto'', afirmou, numa declaração divulgada pela TV venezuelana Telesur e retransmitida por um carro de som perto do aeroporto.

O presidente da Assembleia-Geral da ONU, Miguel D'Escoto, e alguns jornalistas acompanhavam Zelaya em uma aeronave fornecida pela Venezuela.

Na escala que fez em Manágua Zelaya encontrou-se brevemente com o presidente
nicaraguense, Daniel Ortega, e seguiu para El Salvador para se reunir com os presidentes do Equador, Rafael Correa, do Paraguai, Fernando Lugo, e da Argentina, Cristina Kirchner, além do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza.

Ao longo do voo para Honduras, Zelaya conversava com apresentadores da Telesur. Dizia que sua presença em Honduras ajudaria a conter a violência e esperava que as Forças Armadas entendessem que ele defende o povo e o presidente de facto, Roberto Micheletti, é golpista.

Além de pelo menos duas pessoas terem morrido, outras dez ficaram feridas na tarde de domingo durante confrontos entre manifestantes que apoiam Zelaya e as forças policiais e do Exército que tentavam restringir o acesso ao aeroporto internacional de Tegucigalpa.

Uma das vítimas foi identificada como Obed Murillo, de 19 anos, que recebeu um tiro na cabeça. Soldados lançaram ainda bombas de gás lacrimogêneo e, nos telhados das proximidades, eram vistos francoatiradores.

Quando o avião do presidente deposto sobrevoou o aeroporto, no fim da tarde em Tegucigalpa, os manifestantes começaram a gritar sem parar seu nome. Em seguida, chegaram as informações de que o avião do presidente não pousaria.

Os manifestantes se retiraram aos gritos de ''assassinos'' para os soldados e policiais. Com o toque de recolher antecipado para as 18h30, a maioria teve que seguir para casa, mas um novo protesto dos seguidores de Zelaya foi marcado para esta segunda.

Chanceler confirma mortes

O chanceler hondurenho, Enrique Ortez, confirmou as mortes de duas pessoas nos incidentes registrados nas manifestações a favor do presidente deposto, Manuel Zelaya. ''Podemos confirmar que houve dois mortos'', disse o ministro hondurenho do novo governo, em uma entrevista à emissora colombiana Caracol Radio. Ele, contudo, declarouque existe ''a certeza de que não foi a polícia''.

''Zelaya foi presidente (...) e não vai entrar no território. Porque eles tinham um plano, até onde sei eu, que era aterrissar em terra hondurenha, fazer uma chamada à comunidade internacional e pedir que as Forças Armadas da Venezuela entrassem no país'', justicou.

Ortez acrescentou que essa situação teria levado a uma ''confusão muito grande'' em seu país. ''Teríamos tido que recorrer às armas para defender a soberania nacional'', advertiu, apesar dos relatos sobre a violência que já está tomando as ruas, na repressão aos simpatizantes de Zelaya.

O chanceler acrescentou também que há fotos aéreas que provariam que o exército da Nicarágua fez mobilizações na fronteira, mas, após uma solicitação ''cordial'', teriam interrompido esses movimentos. ''Só há uma coisa que não é negociável: o retorno do ex-presidente Zelaya'', disse.

Com agências